Formação de instrutores/as de trânsito e de condutores/as de veículos: uma proposta para EJA e Proeja

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11036

Resumo

A partir de pesquisa de campo, em que foram produzidas informações sobre o perfil acadêmico e a capacitação pedagógica de instrutores de trânsito dos Centros de Formação de Condutores da Região Metropolitana do Extremo-Oeste de Santa Catarina, o presente estudo discute a importância do domínio de conhecimentos de didática, métodos e técnicas de ensino-aprendizagem e o processo de avaliação para a qualidade e eficiência na formação de condutores para o trânsito brasileiro. Concepções pedagógicas de vertente socioconstrutivista servem de base à reflexão. O estudo não esgota o tema, no entanto, vai além da ótica de educação para o trânsito. Busca incentivar o aprofundamento da discussão acerca do modelo de formação de condutores atual diante do crescente indicador anual de vítimas fatais no trânsito. Finalmente, visando a contribuir com alternativas práticas, apresenta proposta para a instituição do curso de formação teórica de condutores como disciplina extracurricular, concomitante ao Ensino Médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, curso já regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito, considerado viável diante das demais legislações pertinentes à educação.

 Palavras-chave: Educação. Trabalho. Formação de instrutores/as e condutores/as de trânsito. Currículo.

Referências

ABREU, Anderson Carlos Santos de. Educação de jovens e adultos: caderno pedagógico. 1. ed. Florianópolis: UDESC/UAB/CEAD, 2014.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 5 fev. 2018.

BRASIL. Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9503.htm. Acesso em: 5 fev. 2018.

BRASIL. Lei nº 12.302, de 02 de agosto de 2010. Regulamenta o exercício da profissão de Instrutor de Trânsito. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12302.htm. Acesso em: 5 fev. 2018.

BRASIL. Ministério das Cidades. Conselho Nacional de Trânsito. Resoluções do Contran. Disponível em: http://www.denatran.gov.br. Acesso em: 5 fev. 2018.

BRASIL. Ministério das Cidades. Conselho Nacional de Trânsito. Para compreender a resolução n. 265/07. 2008. Disponível em: http://www.denatran.gov.br. Acesso em: 5 fev. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. PROEJA – Programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos: educação profissional técnica de nível médio/ensino médio – documento base. Brasília/DF: MEC, 2007a. Disponível em http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/proeja_medio.pdf. Acesso em: 12 jan. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Educação de jovens e adultos: uma memória contemporânea, 1996-2004. Brasília: MEC/UNESCO, 2007b.

BRASIL. Observatório Nacional de Segurança Viária. 90% dos acidentes são causados por falhas humanas, alerta observatório. 15 jul. 2017. Disponível em: https://www.onsv.org.br/90-dos-acidentes-sao-causados-por-falhas-humanas-alerta-observatorio/. Acesso em: 5 fev. 2018.

BRASIL. Conselho Nacional de Trânsito – Contran. Estabelece normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores e elétricos, a realização dos exames, a expedição de documentos de habilitação, os cursos de formação especializados, de reciclagem e dá outras providências. Resolução nº 168, de 14 de dezembro de 2004. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=0DD25D2C83D358AD950A64EC079CCB10.proposicoesWeb2?codteor=275715&filename=LegislacaoCitada+-PDC+1557/2005. Acesso em: 26 jun. 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Trânsito – Contran. Consolida normas sobre o processo de formação de condutores de veículos automotores e elétricos. Resolução nº 798, de 18 de junho de 2020. Disponível em: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transito/conteudo-contran/resolucoes/resolucao7892020r.pdf. Acesso em: 26 jun. 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Trânsito – Contran. Dispõe sobre a formação teórico-técnica do processo de habilitação de condutores de veículos automotores elétricos como atividade extracurricular no Ensino Médio e define os procedimentos para implementação nas escolas interessadas. Resolução nº 265, de 14 de dezembro de 2007c. Disponível em: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transito/conteudo-contran/resolucoes/resolucao_contran_265.pdf. Acesso em: 26 jun. 2020.

CHIZZOTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

COMENIUS, J. A. Didática magna. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução de Joice Elias Costa. 3.

ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, Carla Rezende. Relações de gênero no trabalho e formação de instrutores(as) de direção veicular em Sergipe. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão/SE, 2015.

KIST, Silvério. Educação de adultos maduros no processo de formação de condutores: um estudo de caso comparativo a partir dos resultados de provas teóricas. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2018.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

LIBÂNEO, José Carlos. Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. São Paulo: Alínea, 2005.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

OLIVEIRA NETTO, Alvim Antonio de. Metodologia da pesquisa científica: Guia prático para apresentação de trabalhos acadêmicos. 2. ed. Florianópolis: Visual Books, 2006.

ORLANDI, Erni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 12. ed.

Campinas, SP: Pontes, 2015.

PANDINI, Carmem M. Cipriani. Didática: caderno pedagógico. Florianópolis: UDESC/CEAD/UAB, 2011.

RICHARDSON, Roberto Jarry; PERES, Jose Augusto de Souza. Pesquisa social: métodos e técnicas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1989.

ROZESTRATEN, Reinier J. A. Psicologia do trânsito; o que é e para que serve. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 1, n. 1, p. 141-143, jan. 1981.

SILVA, Adriano Larentes da. Currículo integrado. Florianópolis: IFSC, 2014.

UNGLAUB, Tânia Regina da Rocha. História da educação: caderno didático. Florianópolis: UDESC/CEAD, 2011.

WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da violência 2013: acidentes de trânsito e motocicletas. Disponível em: https://www.mapadaviolencia.org.br/pdf2013/mapa2013_transito.pdf. Acesso em: 10 set. 2018.

YOUNG, Michael. Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Cadernos de Pesquisa, v. 44, n. 151, p. 190-202, jan./mar. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/

scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742014000100010&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 15 dez. 2018.

ZWIEREWICZ, Marlene. Seminário de pesquisa e intervenção. Florianópolis: IFSC, 2014.

Downloads

Publicado

2023-04-27

Como Citar

Camillo, E. J., & Kuhn, V. (2023). Formação de instrutores/as de trânsito e de condutores/as de veículos: uma proposta para EJA e Proeja. Revista Contexto & Educação, 38(120), e11036. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11036

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes