Formação de instrutores/as de trânsito e de condutores/as de veículos: uma proposta para EJA e Proeja

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11036

Resumen

A partir de pesquisa de campo, em que foram produzidas informações sobre o perfil acadêmico e a capacitação pedagógica de instrutores de trânsito dos Centros de Formação de Condutores da Região Metropolitana do Extremo-Oeste de Santa Catarina, o presente estudo discute a importância do domínio de conhecimentos de didática, métodos e técnicas de ensino-aprendizagem e o processo de avaliação para a qualidade e eficiência na formação de condutores para o trânsito brasileiro. Concepções pedagógicas de vertente socioconstrutivista servem de base à reflexão. O estudo não esgota o tema, no entanto, vai além da ótica de educação para o trânsito. Busca incentivar o aprofundamento da discussão acerca do modelo de formação de condutores atual diante do crescente indicador anual de vítimas fatais no trânsito. Finalmente, visando a contribuir com alternativas práticas, apresenta proposta para a instituição do curso de formação teórica de condutores como disciplina extracurricular, concomitante ao Ensino Médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, curso já regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito, considerado viável diante das demais legislações pertinentes à educação.

 Palavras-chave: Educação. Trabalho. Formação de instrutores/as e condutores/as de trânsito. Currículo.

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Publicado

2023-04-27

Cómo citar

Camillo, E. J., & Kuhn, V. (2023). Formação de instrutores/as de trânsito e de condutores/as de veículos: uma proposta para EJA e Proeja. Revista Contexto &Amp; Educación, 38(120), e11036. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11036

Número

Sección

Práticas Educativas: metodologias e saberes