DIFERENTES CONTEXTOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS NOS PCNS PARA O ENSINO MÉDIO: limites para a integração
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2003.69.45-67Abstract
Neste artigo analisamos, no texto oficial dos ParâmetrosCurriculares para o Ensino Médio (PCNEM), como são propostas as relações entre os conteúdos das diversas disciplinas da área de ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias com os contextos de vida dos alunos, bem como quais são os contextos considerados mais importantes em cada uma delas.
Buscamos focalizar a concepção de contextualização apresentada por cada uma das disciplinas dessa área: Física, Química, Biologia e Matemática. Nosso intuito é o de entender como essas concepções expressas nos documentos disciplinares dos PCNEM articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e qual é o potencial dessas concepções para superar a classificação disciplinar acentuada do Ensino Médio. A partir dessa análise defendemos que a concepção de contextualização é uma recontextualização, nos termos de Basil Bernstein, dos princípios curriculares relacionados à valorização dos saberes cotidianos e populares, bem como das experiências dos alunos, há muito presentes no pensamento curricular e na pesquisa em ensino de Ciências. Nessa recontextualização há uma efetiva perda do potencial crítico que sempre caracterizou a defesa do cotidiano, dos saberes populares e das experiências dos alunos, especialmente após os trabalhos de Paulo Freire.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Educação, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from October 2025): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Contexto & Educação the right of first publication.
