Aprendizagem significativa de técnicos de enfermagem por meio de uma ferramenta virtual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11697

Resumo

Este estudo insere-se na área do ensino de enfermagem. De abordagem quanti-qualitativa, aplicada e tecnológica, foi realizado nas unidades renais e escolas técnicas de três municípios do interior do Rio Grande do Sul. Teve como objetivos a identificação das principais dificuldades técnicas, encontradas pela equipe de enfermagem e por estudantes, no cuidado a pacientes em terapia renal substitutiva, e a criação de um E-book sobre os cuidados de enfermagem prestados nesta terapia, utilizando-se de mapas conceituais, a fim de desenvolver a aprendizagem significativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Os participantes da pesquisa foram enfermeiros técnicos responsáveis das unidades renais, técnicos de enfermagem e estudantes do último semestre do curso técnico. Os dados quantitativos foram analisados por meio de um software sphinx, e os qualitativos, trabalhados por meio da análise de conteúdo. Os resultados demonstraram lacunas na formação e no processo de atualização de técnicos de enfermagem. Pode-se inferir que um objeto de aprendizagem tecnológico pode agregar valor ao cuidado de enfermagem na doença renal.

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Publicado

2023-04-26

Como Citar

Fontana, R. T., Lucca, J. C. P., & dos Santos, A. V. (2023). Aprendizagem significativa de técnicos de enfermagem por meio de uma ferramenta virtual. Revista Contexto & Educação, 38(120), e11697. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11697

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes