A SAGA STAR WARS E A POLÍTICA: DISCUSSÕES E POSSIBILIDADES DE CONCEITOS-IMAGENS DA SAGA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA

STAR WARS AND POLITICS: DISCUSSIONS AND POSSIBILITIES OF SAGA CONCEPTS-IMAGES FOR TEACHING PHILOSOPHY

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.11742

Keywords:

Star Wars. Política. Ensino de Filosofia. Conceito-imagem.

Abstract

Star Wars is a science fiction franchise, created by George Lucas and categorized as space opera, which has remained with a legion of fans for generations. The article aims to highlight concepts of philosophy and political science that can be worked from the episodes of the Star Wars Saga, considering the organization of films based on concept-images. As a methodological procedure, we selected all the film episodes in the saga. For that, it was necessary to understand the Star Wars saga as film-texts, the textual film analysis being anchored in Vanoye and Goliot-Lété. As a result, we present content and philosophical themes that can be worked on, starting from the saga, considering the guiding documents of basic education of high school level. “May the force be with you”!

 

Author Biographies

Maria Lionilde Araújo da Silva, Instituto Federal do Acre – IFAC

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Acre (2014) e Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Acre (2013). Especialista em Ontologia, Conhecimento e Linguagem na História da Filosofia pela Universidade Federal do Acre (2018). É professora de Filosofia da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Estado do Acre. Foi coordenadora pedagógica na Escola Estadual Dr. Mário de Oliveira (2018). Mestranda no Programa PROFETP/IFAC (2018). Atualmente, é assessora pedagógica de Filosofia e Sociologia da Divisão do Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esportes do Estado do Acre e professora substituta na Universidade Federal do Acre onde leciona as disciplinas de Filosofia da Ciência, Filosofia Medieval, Pesquisa Filosófica, Ensino de Filosofia no Ensino Médio.

Josina Maria Pontes Ribeiro, Instituto Federal do Acre IFAC

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Acre (2002), Especialista em Direitos Humanos e Sociedade pela União Educacional do Norte - UNINORTE (2005), Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ (2009) e Doutora em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ). Já trabalhou como Socióloga da Gerência de Planejamento da Secretaria Estadual de Cidadania e Assistência Social - SECIAS (2003-2006). Fez parte do quadro docente da União Educacional do Norte (UNINORTE), de 2003 a 2011. Prestou consultoria no Núcleo Social da EKOAR, onde foi a técnica responsável pela elaboração de "Diagnóstico da realidade da criança e do adolescentes no município de Rio Branco- 2009" (realização: Instituto Votorantim e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). Atualmente, é docente na área de Ciências Sociais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC)/Câmpus Rio Branco, em regime de dedicação exclusiva.

Ricardo dos Santos Pereira, Instituto Federal do Acre IFAC

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas (2004) e Bacharelado em Biologia do Desenvolvimento (2005) pela Universidade Federal Fluminense (IB/UFF). Realizou o Mestrado em Ciências/Bioquímica (2007) pelo Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ/UFRJ). Concluiu o Doutorado em Ciências/Biologia Celular e Molecular (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Atuou como Professor de Biologia na SEE/RJ (2010) e como Professor de Ciências na SME/RJ (2011). Atuou como Tutor de Apoio ao Professor no Departamento de Mídias Digitais do CEDERJ (2011/2012), onde trabalhou com o Ensino à Distância (EaD) utilizando a Plataforma Moodle. Concluiu o Curso de Aperfeiçoamento em Ciência, Tecnologia e Educação na Amazônia (IFAC-IOC/Fiocruz) em 2013. Atuou como Professor Substituto de Biologia no IFAC entre 2015 e 2017. Atualmente é Professor EBTT/IFAC (Biologia), onde atua no Ensino Médio Integrado (CXA/IFAC), na Especialização em Educação Profissional e Tecnológica (CRB/IFAC), no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFAC), como Coordenador do Projeto "Espaço IFAC de Ciências" e como Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Biociências (GPEnBio/CNPq/IFAC). Mais recentemente (2019) iniciou o Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Published

2022-01-03

How to Cite

Araújo da Silva, M. L., Pontes Ribeiro, J. M., & Pereira, R. dos S. (2022). A SAGA STAR WARS E A POLÍTICA: DISCUSSÕES E POSSIBILIDADES DE CONCEITOS-IMAGENS DA SAGA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA: STAR WARS AND POLITICS: DISCUSSIONS AND POSSIBILITIES OF SAGA CONCEPTS-IMAGES FOR TEACHING PHILOSOPHY. Context and Education Journal, 37(116), 239–257. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.11742

Issue

Section

Educação, Currículo e Trabalho