A SAGA STAR WARS E A POLÍTICA: DISCUSSÕES E POSSIBILIDADES DE CONCEITOS-IMAGENS DA SAGA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA

STAR WARS AND POLITICS: DISCUSSIONS AND POSSIBILITIES OF SAGA CONCEPTS-IMAGES FOR TEACHING PHILOSOPHY

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.11742

Palabras clave:

Star Wars. Política. Ensino de Filosofia. Conceito-imagem.

Resumen

Star Wars é uma franquia de ficção científica, criada por George Lucas e categorizada como ópera espacial, que se mantem com uma legião de fãs por gerações. O artigo objetiva evidenciar conceitos de filosofia e ciência política que podem ser trabalhados a partir dos episódios da Saga Star Wars, considerando a organização dos filmes a partir de conceito-imagens. Como procedimento metodológico selecionamos a totalidade dos episódios fílmicos da saga. Para tanto, foi necessário compreender a saga Star Wars enquanto textos-fílmicos, sendo a análise textual fílmica ancorada em Vanoye e Goliot-Lété. Como resultado apresentamos conteúdos/temas filosóficos que podem ser trabalhados, a partir da saga, considerando os documentos norteadores da educação básica de nível médio. “Que a força esteja com você”!

Biografía del autor/a

Maria Lionilde Araújo da Silva, Instituto Federal do Acre – IFAC

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Acre (2014) e Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Acre (2013). Especialista em Ontologia, Conhecimento e Linguagem na História da Filosofia pela Universidade Federal do Acre (2018). É professora de Filosofia da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Estado do Acre. Foi coordenadora pedagógica na Escola Estadual Dr. Mário de Oliveira (2018). Mestranda no Programa PROFETP/IFAC (2018). Atualmente, é assessora pedagógica de Filosofia e Sociologia da Divisão do Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esportes do Estado do Acre e professora substituta na Universidade Federal do Acre onde leciona as disciplinas de Filosofia da Ciência, Filosofia Medieval, Pesquisa Filosófica, Ensino de Filosofia no Ensino Médio.

Josina Maria Pontes Ribeiro, Instituto Federal do Acre IFAC

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Acre (2002), Especialista em Direitos Humanos e Sociedade pela União Educacional do Norte - UNINORTE (2005), Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ (2009) e Doutora em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ). Já trabalhou como Socióloga da Gerência de Planejamento da Secretaria Estadual de Cidadania e Assistência Social - SECIAS (2003-2006). Fez parte do quadro docente da União Educacional do Norte (UNINORTE), de 2003 a 2011. Prestou consultoria no Núcleo Social da EKOAR, onde foi a técnica responsável pela elaboração de "Diagnóstico da realidade da criança e do adolescentes no município de Rio Branco- 2009" (realização: Instituto Votorantim e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). Atualmente, é docente na área de Ciências Sociais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC)/Câmpus Rio Branco, em regime de dedicação exclusiva.

Ricardo dos Santos Pereira, Instituto Federal do Acre IFAC

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas (2004) e Bacharelado em Biologia do Desenvolvimento (2005) pela Universidade Federal Fluminense (IB/UFF). Realizou o Mestrado em Ciências/Bioquímica (2007) pelo Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ/UFRJ). Concluiu o Doutorado em Ciências/Biologia Celular e Molecular (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Atuou como Professor de Biologia na SEE/RJ (2010) e como Professor de Ciências na SME/RJ (2011). Atuou como Tutor de Apoio ao Professor no Departamento de Mídias Digitais do CEDERJ (2011/2012), onde trabalhou com o Ensino à Distância (EaD) utilizando a Plataforma Moodle. Concluiu o Curso de Aperfeiçoamento em Ciência, Tecnologia e Educação na Amazônia (IFAC-IOC/Fiocruz) em 2013. Atuou como Professor Substituto de Biologia no IFAC entre 2015 e 2017. Atualmente é Professor EBTT/IFAC (Biologia), onde atua no Ensino Médio Integrado (CXA/IFAC), na Especialização em Educação Profissional e Tecnológica (CRB/IFAC), no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFAC), como Coordenador do Projeto "Espaço IFAC de Ciências" e como Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Biociências (GPEnBio/CNPq/IFAC). Mais recentemente (2019) iniciou o Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Publicado

2022-01-03

Cómo citar

Araújo da Silva, M. L., Pontes Ribeiro, J. M., & Pereira, R. dos S. (2022). A SAGA STAR WARS E A POLÍTICA: DISCUSSÕES E POSSIBILIDADES DE CONCEITOS-IMAGENS DA SAGA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA: STAR WARS AND POLITICS: DISCUSSIONS AND POSSIBILITIES OF SAGA CONCEPTS-IMAGES FOR TEACHING PHILOSOPHY. Revista Contexto &Amp; Educación, 37(116), 239–257. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.11742

Número

Sección

Educação, Currículo e Trabalho