A SAGA STAR WARS E A POLÍTICA: DISCUSSÕES E POSSIBILIDADES DE CONCEITOS-IMAGENS DA SAGA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA
STAR WARS AND POLITICS: DISCUSSIONS AND POSSIBILITIES OF SAGA CONCEPTS-IMAGES FOR TEACHING PHILOSOPHY
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.11742Palabras clave:
Star Wars. Política. Ensino de Filosofia. Conceito-imagem.Resumen
Star Wars é uma franquia de ficção científica, criada por George Lucas e categorizada como ópera espacial, que se mantem com uma legião de fãs por gerações. O artigo objetiva evidenciar conceitos de filosofia e ciência política que podem ser trabalhados a partir dos episódios da Saga Star Wars, considerando a organização dos filmes a partir de conceito-imagens. Como procedimento metodológico selecionamos a totalidade dos episódios fílmicos da saga. Para tanto, foi necessário compreender a saga Star Wars enquanto textos-fílmicos, sendo a análise textual fílmica ancorada em Vanoye e Goliot-Lété. Como resultado apresentamos conteúdos/temas filosóficos que podem ser trabalhados, a partir da saga, considerando os documentos norteadores da educação básica de nível médio. “Que a força esteja com você”!
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).