UM PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL

A PANORAMA OF RESEARCH ON COMPUTATIONAL THINKING IN GRADUATE PROGRAMS IN BRAZIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.31-53

Palavras-chave:

Pensamento computacional, Programas de pós-graduação, Instituições educacionais brasileiras, Revisão sistemática da literatura

Resumo

Ao ter em vista o emergente fomento do desenvolvimento de habilidades relacionadas ao pensamento computacional, bem como uma variedade de pesquisas oriundas de trabalhos de mestrado e doutorado desenvolvidos a partir de programas de pós-graduação no Brasil sobre essa temática e a ausência de estudos específicos que retratam o panorama atual dessas pesquisas, este artigo se objetivou a identificar e caracterizar os estudos que tenham como foco o desenvolvimento do pensamento computacional ou que contemplem, em seus objetivos, o estímulo a tal pensamento por meio de práticas educacionais, provenientes de programas de pós-graduação no Brasil. Para isso, foi realizada uma pesquisa de revisão sistemática da literatura, entre os anos de 2010 a 2019. Por meio dessa pesquisa, selecionaram-se 71 estudos para compor a base da revisão, de forma a observar os quantitativos de pesquisas, as UF, instituições e programas de pós-graduação, as abordagens e o desenvolvimento, as práticas educacionais, os pressupostos teórico-pedagógicos, os recursos e/ou ferramentas utilizados, os níveis de ensino, as contribuições e as dificuldades relatadas de implementação de uso no contexto já aludido.

Biografia do Autor

João Henrique Berssanette, Instituto Federal do Paraná

Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFPR - Instituto Federal do Paraná - Campus Telêmaco Borba.
Doutorado em andamento em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.
Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2016).
Especialista em Docência da Educação Profissional, Técnica e Tecnológica de Nível Médio - IFPR (2016).
Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Instituto Superior de Educação do Paraná - INSEP (2012).
Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2003).
Experiência na área de Ensino e Formação de Professores com ênfase em Ensino de Programação de Computadores (Algoritmos, Lógica e Linguagens de Programação).

Antonio Carlos de Francisco, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1999) e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Foi Professor Titular do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), professor dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - PPGECT (Doutorado) , tendo sido seu coordenador do PPGEP no período de abril de 2015 a março de 2019. Mesmo após sua aposentadoria, em outubro de 2019, atua no PPGEP e no PPGECT como docente voluntário, na categoria de docente permanente em ambos programas. Atua área de Engenharia de Produção, principalmente nos seguintes temas: economia circular, sustentabilidade, gestão do conhecimento e da inovação, qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho; na área do Ensino de Ciência e Tecnologia na produção de metodologias e para a melhoria da qualidade de ensino em ciência e tecnologia.

Downloads

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Berssanette, J. H., & Francisco, A. C. de. (2021). UM PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: A PANORAMA OF RESEARCH ON COMPUTATIONAL THINKING IN GRADUATE PROGRAMS IN BRAZIL. Revista Contexto & Educação, 36(114), 31–53. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.31-53

Edição

Seção

Dossiê Ensino da Computação e Pensamento Computacional