PESQUISAR, PARTICIPAR: Sensibilidades (Pós)Modernas

Authors

  • Elisa Pereira Gonsalves Universidade Federal de São Carlos, SP

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2001.63.93-106

Abstract

A pesquisa em educação popular pressupõe a construção do
conhecimento pelas relações dialógicas entre os grupos sociais.
A pesquisa-ação em educação popular geralmente implica alto grau de envolvimento emocional do pesquisador. A experimentação confere estatuto científico à pesquisa-ação. A
construção participativa do conhecimento distingue a pesquisa-
ação entre as atividades científicas. A participação dos sujeitos
na pesquisa opera a substituição dos ideais de explicação e  controle pelos de compreensão, significado e ação, aproximando-
se do paradigma interpretativo ou hermenêutico.

Published

2013-05-23

How to Cite

Gonsalves, E. P. (2013). PESQUISAR, PARTICIPAR: Sensibilidades (Pós)Modernas. Context and Education Journal, 16(63), 93–106. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2001.63.93-106