The university teaching in the context of initial training: Academic-pedagogical challenges in evidence
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12111Keywords:
Docência universitária., Formação inicial, Desafios acadêmico-pedagógicosAbstract
The research aimed to analyze the academic-pedagogical challenges in the teaching and learning process in the context of university teaching by professors of the Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Amazonas State Federal University, Brazil). The study, with a qualitative approach, had a semi-structured interview as a technique for collecting data that was transmitted in the light of the content analysis method. The data showed that the academic-pedagogical challenges include the lack of adequate resources and spaces for the interconnection of theory and practice with the dormant interest of students towards teaching training courses. However, the incentive and awareness attitudes made the difference in favor of the students' success, added to the strategies of the pedagogical practices seen as possibilities to overcome the challenges, as well as the work in partnership with the peers as well as the socialization of experiences, which was relevant in this context.
References
AZZI, Sandra. Trabalho docente: autonomia didática e construção do saber pedagógico. In: PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2007. p. 35-60.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www. portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb/pdf. Acesso em: 12 maio 2019.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016
BOLZAN, Doris. Pires. Vargas.; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Pedagogia universitária e aprendizagem docente: relações e novos sentidos da professoralidade. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 29, p. 13-26, jan./abr. 2010.
CORREIA, Laura Correia.; GÓES, Natália Moraes. Docência Universitária: desafios e possibilidades. II Jornada de didática e I Seminário de Pesquisa do CEMAD. 2013. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/jornadadidatica.pdf. Acesso em: 26 jan. 2020.
CUNHA, Maria Isabel da.; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Professores da educação superior. In: MOROSINI, M. C. (org.). Enciclopédia da pedagogia universitária: glossário. Brasília: INEP/RIES, 2006.
CUNHA, Maria Isabel da. Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção. Revista Educação. Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 6-11, jan-abr. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29725. Acesso em: 15 jun. 2020.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisas qualitativas em ciências humanas e sociais. Petrópolis, R.J: Vozes, 2006.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
FERNANDES, Preciosa. LEITE, Carlinda.; MOURAZ, Ana.; SAMPAIO, Marta. O lugar da dimensão pedagógica na formação de professores da universidade do Porto. In: PRYJMA, Marielda. (org.). Desafios e trajetórias para o desenvolvimento profissional docente. Curitiba: Ed. UTFPR, 2013. p. 219-238.
FERNANDES, Cleoni.; GRILLO, Marlene. Prática pedagógica universitária. In: MOROSINI, Marília Costa (org). Enciclopédia de pedagogia universitária. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2003.
FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. 3. ed. Brasília: Liber Livro, 2008.
GEORGEN, P. Universidade e compromisso social. In: RISTOFF, Dilvo.; SAVEGNANI, Palmira. Universidade e compromisso social. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.
GOMES, R. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, C. de S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
ISAIA, Silvia Maria de Aguiar.; BOLZAN, Doris Pires de Vargas. Trajetórias da docência: articulando estudos sobre os processos formativos e a aprendizagem de ser professor. In: ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires de Vargas (org.). Pedagogia universitária e desenvolvimento profissional docente. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009. p. 121-143.
LIBÂNEO, José Carlos. Questões de metodologia do ensino superior – a teoria histórico-cultural da atividade de aprendizagem. Palestra realizada na Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 2003. Disponível em: http://www.ucg.br/site_docente/edu/libaneo/pdf/questoes.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.
MINAYO, Cecília de Souza. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: MINAYO, Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. p. 61-77.
RAMOS, Katia Maria da Cruz. Docência universitária: uma reflexão sobre esta profissionalidade docente. In: PRYJMA, Marielda. Desafios e trajetórias para o desenvolvimento profissional docente. Curitiba: Ed. UTFP, 2013. p. 167-180.
SILVA, Marilda da. Complexidade da formação de professores: saberes teóricos e saberes práticos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
SILVA, Vera Lúcia Reis da. Docentes universitários em início da profissão: movimentos e experiências no cotidiano da docência universitária. Curitiba: CRV, 2019.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1992.
ZABALZA, Miguel Ángel. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Contexto & Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).