A docência universitária no contexto da formação inicial: Desafios acadêmico-pedagógicos em evidência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12111

Palabras clave:

Docência universitária., Formação inicial, Desafios acadêmico-pedagógicos

Resumen

A pesquisa teve como objetivo analisar os desafios acadêmico-pedagógicos no processo do ensinar e do aprender no contexto da docência universitária exercida por docentes do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM). O estudo, de abordagem qualitativa, teve a entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados, analisados à luz do método da análise de conteúdo. Os dados evidenciaram que os desafios acadêmico-pedagógicos perpassam pela falta de recursos e espaços adequados para a interligação da teoria com a prática ao interesse adormecido dos estudantes em prol da própria formação. Contudo, o incentivo e atitudes conscientizadoras fizeram a diferença em prol do êxito dos estudantes, somadas às estratégias das práticas pedagógicas visualizadas como possibilidades de superação dos desafios, bem como o trabalho em parceria com os pares e a socialização de experiências que foi salutar nesse contexto. 

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Publicado

2023-11-14

Cómo citar

Vera Lúcia Reis da, Menezes, C. C. de O., & Alves, J. A. (2023). A docência universitária no contexto da formação inicial: Desafios acadêmico-pedagógicos em evidência. Revista Contexto &Amp; Educación, 38(120), e12111. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12111

Número

Sección

Práticas Educativas: metodologias e saberes