A EDUCAÇÃO E O PROBLEMA DA VERDADE

Authors

  • Renato José de Oliveira UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2001.61.7-21

Abstract

Este artigo discute a busca da verdade como referência absoluta
na qual se tem apoiado o pensamento humano ao longo dos séculos. O tema é focalizado nos planos do conhecimento
(filosófico e científico), da ética e das relações pessoais cotidianas, tendo por perspectiva apontar subsídios para a reflexão dos educadores acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da educação escolar. Com base nas considerações de Chaim Perelman, o conceito de verdade eterna,
imutável, antihistórica, é criticado, e em seu lugar, é trabalhado
o conceito de verdade como constructo cujo estatuto é provisório e sancionado pelos homens no curso de sua existência social.

Published

2013-05-24

How to Cite

Oliveira, R. J. de. (2013). A EDUCAÇÃO E O PROBLEMA DA VERDADE. Context and Education Journal, 16(61), 7–21. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2001.61.7-21