O DOCENTE EM TEMPOS MUDADOS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2000.60.71-79Abstract
Discorre-se a respeito do paradigma da interlocução intersubjetiva de saberes, em que o conhecimento se constrói na relação entre atores sociais à busca de se entenderem sobre si mesmos e seus mundos. A educação assume papel ativo de aprendizagem coletiva e da potenciação do desenvolvimento cognitivo, prático-moral e expressivo-estético. O saber dos professores torna-se revelação criadora ao confrontar-se com a situação existencial problematizadora dos alunos como força ativa interrogante, na direção da igualdade da relação política, em que se constituam cidadãos capazes de se conduzirem com autonomia. Promove-se o aprendizado tanto do aluno quanto do professor.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).