A EDUCAÇÃO NO LIMIAR DO TERCEIRO MILÊNIO, EXIGENTE DE OUTRO PARADIGMA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2000.59.113-128Abstract
Repensar os paradigmas da educação implica a hermenêutica da tradição, com base na dialética da história da cultura, na discussão ampla entre todos os interessados e na interpretação dialética dos paradigmas atuantes. A saída para a crise na educação se constrói na troca do paradigma mentalista-individualista pelo paradigma da intersubjetividade e da linguagem, chamado da interlocução/reconstrução de saberes, que atua a partir do plano pragmático da linguagem usual, com base na corporeidade incluída no mundo da vida.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).