A EDUCAÇÃO NO LIMIAR DO TERCEIRO MILÊNIO, EXIGENTE DE OUTRO PARADIGMA

Authors

  • Mario Osorio Marques Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2000.59.113-128

Abstract

Repensar os paradigmas da educação implica a hermenêutica da tradição, com base na dialética da história da cultura, na discussão ampla entre todos os interessados e na interpretação dialética dos paradigmas atuantes. A saída para a crise na educação se constrói na troca do paradigma mentalista-individualista pelo paradigma da intersubjetividade e da linguagem, chamado da interlocução/reconstrução de saberes, que atua a partir do plano pragmático da linguagem usual, com base na corporeidade incluída no mundo da vida.

Published

2013-05-24

How to Cite

Marques, M. O. (2013). A EDUCAÇÃO NO LIMIAR DO TERCEIRO MILÊNIO, EXIGENTE DE OUTRO PARADIGMA. Context and Education Journal, 15(59), 113–128. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2000.59.113-128