Formação de Leitores: As Concepções de Linguagem no Contexto das Práticas Alfabetizadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12848

Palavras-chave:

Linguagem., Alfabetização, Formação de leitores.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as concepções de linguagem, no discurso e na prática, de uma professora do 2º ano do Ensino Fundamental. Os dados aqui apresentados constituem-se em um recorte de uma pesquisa realizada no período de 2017 a 2018. Desse recorte surgiram as seguintes questões norteadoras: Quais os impactos das concepções de linguagem na relação ensino e aprendizagem no que diz respeito à alfabetização das crianças? De que maneira o discurso da professora revela o seu foco na alfabetização e como isso reflete-se em sua prática? Como sujeito desta pesquisa temos a professora alfabetizadora da Escola Pública Municipal de Ensino de São Luís, Maranhão, com a qual foi feita entrevista como instrumento de geração de dados, bem como a observação participante. Os estudos estão pautados em Bakhtin e Volochinov (2014), Gontijo (2005, 2014), Kleiman (2013), Coracini (1995), Geraldi (2014), Smith (1989, 1999), Jolibert (1994), entre outros. Como resultados, concluímos que a formação de leitores está relacionada diretamente ao que precisam saber os professores alfabetizadores sobre o ato de ler para o ensino desse objeto cultural.

Biografia do Autor

Kátia Cilene Amorim Gomes, UFMA

Mestra em Educação em Gestão de Ensino da Educação Básica PPGEEB/UFMA, Linha de pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita. Pós-Graduada em Gestão Educacional (Faculdade EINSTEIN FACEI); em Supervisão, Gestão e Planejamento Educacional (Instituto Superior Franciscano IESF) e em Didática e Metodologias Ativas de Aprendizagem (Centro Universitário FAVENI). Graduada em Pedagogia pela UFMA. Integra o GLEPDIAL - Grupo de Estudo e Pesquisa: Ensino da Leitura e da Escrita como Processos Dialógicos (UFMA); GIPEAB - Grupo de Estudo e Pesquisa Investigações Pedagógicas Afro-Brasileiras (UFMA). Membro associada da ABALF - Associação Brasileira de Alfabetização. Atuou no Núcleo de Formação de Coordenadores Pedagógicos na Secretaria Municipal de Educação de São Luís - MA como formadora de Coordenadores e na Avante, Educação e Mobilização Social no Projeto Legados do Maranhão da Fundação Vale como formadora Professores até 2020. É Especialista em Educação na Rede Estadual de Educação do Maranhão. De fevereiro a julho de 2021 atuou como Coordenadora de Ensino dos Anos Iniciais e do NALF (Núcleo de Alfabetização) na Secretaria Municipal de Educação de São Luís - MA. Atua como Assessora Técnico Pedagógico da Superintendência da área do Ensino Fundamental (SEMED). Autora do livro - O Ato de ler: vivências de um processo dialógico (Editora Appris - 2019).

Joelma Reis Correia, UFMA

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Graduada em Pedagogia pela UFMA. Professora Associada - Classe 1, do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, no Departamento de Educação I. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa "O Ensino da Leitura e Escrita como Processos Dialógicos - GLEPDIAL". Coordenadora do Projeto de Extensão "Entrelinhas: Alfabetização dialógica". Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Tem experiência nas seguintes disciplinas: Fundamentos e Metodologia da Alfabetização, Fundamentos e Metodologia do do Ensino Ensino da Língua Portuguesa, Estágio em Docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Pesquisa Educacional.

Downloads

Publicado

2022-07-18

Como Citar

Cilene Amorim Gomes, K., & Reis Correia, J. (2022). Formação de Leitores: As Concepções de Linguagem no Contexto das Práticas Alfabetizadoras: . Revista Contexto & Educação, 37(118), e12848. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12848