A SEXUALIDADE EM TEMPOS DE COVID-19: O USO DE MÍDIAS SOCIAIS POR HOMOSSEXUAIS NA PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12879Keywords:
Sexualidade, Homossexualidade, Mídias Sociais, Covid-19Abstract
Diante da pandemia do COVID-19, muitos problemas na saúde mental e nos relacionamentos afetivos e sexuais surgiram em decorrência das ações para a prevenção e o controle da doença. A chamada “quarentena” impôs às pessoas uma vida de isolamento social com restrições de contatos com amigos, parentes e vínculos amorosos estáveis ou não. O público homossexual ainda costuma esconder a expressão de seus desejos e vínculos eróticos em uma sociedade preconceituosa, utilizando-se de mídias sociais como alternativas para a busca de parceiros e encontros. Este estudo teve por objetivo investigar a opinião de 72 pessoas homossexuais ou bissexuais sobre o uso de mídias digitais para relacionamentos afetivos e sexuais antes e durante o período de isolamento, devido a prevenção ao contágio do COVID-19, que responderam a um questionário on line, para análise quantitativa. Os resultados mostram que a maioria dos/as entrevistados/as afirmou que os relacionamentos antes da pandemia mantiveram-se e houve um aumento da utilização das mídias sociais com seus parceiros/as com fins sexuais. Antes da pandemia o motivo principal do uso de aplicativos de relacionamentos era o de “marcar encontros”, mudando em tal período para a função de “ter com quem falar” ou deixaram de ser usados. Conclui-se que o público LGBTQ+ vivencia maior vulnerabilidade sexual e afetiva no período de isolamento social e profissionais da área da saúde mental devem oferecer mais atenção para essa população.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista Contexto & Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
By publishing in Revista Contexto & Educação, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from October 2025): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Contexto & Educação the right of first publication.
