The role of psychology in the education Secretariat of the State of Ceará: the teacher's emotional development in question
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14289Keywords:
Psychology, Teacher Training, Emotional DevelopmentAbstract
Teaching has been an experience marked by suffering and illness. These processes are closely related to emotions, so that emotional development is a protective factor for mental health. Psychology can articulate practices with the objective of the emotional development of teachers when it is attentive to the multiple determinations that give rise to the most diverse emotions. The objective of this paper is to analyze the work of school and educational psychologists from SEDUC-CE about their work with high school teachers regarding the emotional development of these professionals. The psychologists' work is characterized by the contradiction between reproductive practices, which do not contribute to the emotional development of teachers, and transformative practices, which contribute to it.
References
AFFONSO, Cláudia Regina Amaral. Trabalho de professor no fio da navalha: reengenharia das escolas e reestruturação produtiva em tempos de Escola sem Partido e Reforma do Ensino Médio. IN: MAGALHÃES, Jonas Emanuel Pinto; AFFONSO, Claudia Regina Amaral; NEPOMUCENO, Vera Lucia da Costa. Trabalho docente sob fogo cruzado. Rio de Janeiro: Gramma, 2018.
ANDRADA, Paula Costa de et al. Atuação de Psicólogas(os) na Escola: Enfrentando Desafios na Proposição de Práticas Críticas. Psicologia: Ciência e Profissão [online], v. 39, p. 1-16, 2019.
ANGELUCCI, Carla Bianca. Por uma clínica da queixa escolar que não reproduza a lógica patologizante. IN: SOUZA, Beatriz de Paula (org.). Orientação à queixa escolar. São Paulo: Cada do Psicólogo, 2007, p. 353-378.
ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira. “Por que aprender isso, professora?” Sentido pessoal e atividade de estudo na Psicologia Histórico-Cultural. 2010. Tese (Doutorado em Psicologia). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília. 2018. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 10/11/2019.
BULHÕES, Larissa Figueiredo Salmen Seixlack; MARTINS, Lígia Márcia. A relação intrínseca entre a psicologia histórico-cultural e a epistemologia marxiana. Psicologia em Estudo, v. 23, 2019.
CAMPOS, Herculano Ricardo; LEAL, Zaíra Fátima de Rezende; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Direito à educação, formação do adolescente e adoecimento docente no Estado capitalista. Revista Educação em Questão, Natal, v. 54, n. 40, pp. 205-230, jan./abr. 2016.
CLOT, Yves. Vygotsky: a consciência como relação. Psicologia & Sociedade, v. 26, n. esp. 2, p. 124-139, 2014.
FACCI, Marilda Gonçalves Dias; URT, Sonia da Cunha. Apresentação. IN:. Quando os professores adoecem: demandas para a psicologia e para a educação. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2020.
FONSECA, Thaisa Silva. O psicólogo escolar na Educação Profissional e Tecnológica: práticas, desafios e perspectivas. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade Federal do Piauí – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Piauí, 2018.
FONSECA, Thaisa da Silva; NEGREIROS, Fauston. Como elaborar uma pesquisa em Psicologia Escolar fundamentada no Método Histórico-Cultural? IN: NEGREIROS, Fauston; CARDOSO, Jorge Rio (Orgs). Psicologia e educação: conexões Brasil – Portugal. Teresina - PI: EDUFPI, 2019.
FONSECA, Thaisa da Silva; NEGREIROS, Fauston.Psicologia Escolar e Educação profissional e Tecnológica nos IFPIS: demandas, práticas e indícios de criticidade. Revisa Psicologia Psicologia Escolar e Educacional, v. 25, p. 1-10, 2021.
LUKACS, Georg. Estetica I: La peculiaridad de lo estético. Barcelona, México, DF: Grijalbo, 1967.
MAGALHÃES, Jonas Emanuel Pinto. Competências Socioemocionais: gênese e incorporação de uma noção na política curricular e no ensino médio. e-Mosaicos, v. 10, n. 23, p. 62-84, 2021.
MARTINS, Lígia Márcia; PASQUALINI, Juliana Campregher. Dialética singular-particular-universal: implicações dométodo materialista dialético para a Psicologia. Psicologia & Sociedade [online]. 2015, v. 27, n. 2, pp. 362-371.
MARTINS, Lígia Márcia; CARVALHO, B. A atividade humana como unidade afetivo-cognitiva: um enfoque histórico-cultural. Psicol Estud. V. 21, n. 4, p. 699-710, 2016.
MARX, Karl. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2011. (Trabalho original publicado em 1941).
MAUÉS, Olgaíses Cabral. A política da OCDE para a educação e a formação docente. A nova regulação? Educação, vol. 34, núm. 1, pp. 75-85, janeiro-abril, 2011.
MARCHESI, Álvaro. O bem-estar dos professores: competências, emoções e valores. Porto Alegre: Artmed, 2008.
NAVES, Renata Magalhães; SILVA, Silvia Maria Cintra da. Atuação das psicólogas escolares no sul e sudoeste goiano: concepções e desafios. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 13, n. 03, p. 1-14, 2020.
NEGREIROS, Fauston; SILVA, Rafaela Brenda Araújo de; ROCHA, Janaína Oliveira; FONSECA, Thaisa da Silva; CARVALHO, Leanir de Sousa; OLIVEIRA, Fernanda Maria de. Inserção profissional da/o psicóloga/o escolar em instituições públicas do Piauí: georreferenciamento e políticas educacionais. Cadernos de Educação, v.19, n. 39, jul.-dez. 2020.
AUTOR; AUTOR; MELO, Aline Guilherme de. Psicologia escolar na escola pública. Desafios para a formação do psicólogo. Psicologia da Educação (Online), v. 1, p. 3-11, 2019.
OLIVEIRA, Beatriz Cristina de. Psicólogos escolares e professores: a parceria como mediação de práticas educativas efetivas. 2018. 125p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas, Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Campinas, 2018.
PATTO, Maria Helena Souza. Exercícios de indignação: escritos de educação e psicologia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.
PERETTA, Anabela Almeida Costa e Santos; SILVA, Silvia Maria Cintra da; SOUZA, Cláudia Silva da; OLIVEIRA, Jaqueline Olina; BARBOSA; Fabiana Marques; SOUZA, Lílian Rodrigues de; REZENDE, Paula Cristina Medeiros de. O caminho se faz ao caminhar: atuações em Psicologia Escolar. Psicologia Escolar e Educacional [online]. v. 18, n. 2, pp. 293-301, 2014.
RAMOS, Daniela Karine. Representações sociais sobre a atuação do psicólogo escolar: um estudo com profissionais da educação. Temas em Psicologia, v. 19, n. 2, p. 503-511, 2011.
RAMOS, Vânia Rodrigues Lima. Docência, sofrimento e potência de ação: o drama de ensinar no Ensino Médio público pelo olhar da Psicologia (Tese de Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Campinas, 2020.
RODRIGUES, Carolina Braz Carlan.; MENEZES, Karla Mendonça.; CANDITO, Vanessa. Formação Continuada: Percepções Docentes sobre as Contribuições de Processos Formativos Contínuos. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 37, n. 118, p. e12396, 2022.
SANTOS, Diego Augusto dos; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. O adoecimento e sofrimento psíquico de professores: difusão em produções científicas. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA, 5; 2012, Maringá. Anais... Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2012.
SANTOS, L. B.; PEREIRA, A. I. S.; NEGREIROS, Fauston.;. Ensino profissional e tecnológico e medicalização das queixas escolares: representações sociais docentes. Educando para educar, v. 20, p. 25-37, 2020.
SILVA, Maria Aparecida Santiago da; TULESKI, Silvana Calvo. Patopsicologia Experimental: Abordagem histórico-cultural para o entendimento do sofrimento mental. Estudos de Psicologia (Natal), v. 20, p. 207-216, 2015.
SOUZA, Beatriz de Paula. Apresentando a Orientação à Queixa Escolar. IN: SOUZA, Beatriz de Paula (org.). Orientação à queixa escolar. São Paulo: Cada do Psicólogo, 2007, p. 97-118.
SOUZA, Vera Lucia Trevisan; PETRONI, A. P.; DUGNANI, L. A. C. A arte como mediação nas pesquisas e intervenção em psicologia escolar. IN: GUZZO, Raquel S. L.; MARINHO-ARAÚJO, C. M. (orgs.). Psicologia Escolar: identificando e superando barreiras. Campinas, SP: Editora Alínea, 2011.
SOUZA, Vera Lucia Trevisan; PETRONI, Ana Paula; DUGNANI, Lilian Aparecida Cruz; BARBOSA, Eveline Tonelotto; ANDRADA, Paula Costa de. O psicólogo na escola e com a escola: a parceria como forma de atuação promotora de mudanças. IN: GUZZO, Raquel S. L. (org.). Psicologia Escolar: desafios e bastidores na educação pública. Campinas, SP: Editora Alínea, 2014.
SOUZA, Vera Lucia Trevisan de; RAMOS, Vania Rodrigues de Lima; OLIVEIRA, Beatriz Cristina de; DUGNANI, Lilian Aparecida Cruz; MEDEIROS, Fernanda Pereira. Emoções e práxis docentes: contribuições da psicologia à formação continuada. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 36, n. 110, p. 235-245, 2019.
SPINOZA, B. Ética. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora; 2009.
TANAMACHI, Elenita de Rício; MEIRA, Marisa Eugênia Mellilo. A Atuação da Psicologia como Expressão do Pensamento Crítico em Psicologia e Educação. IN: MEIRA, Marisa Eugênia Mellilo; ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino (orgs.). Psicologia Escolar: Práticas Críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
TASSONI, Elvira Cristina Martins; LEITE, Sérgio Antônio da Silva. Um estudo sobre emoções e sentimentos na aprendizagem escolar. Comunicações, v. 18, n. 2, p. 79-91, 2011.
VIGOTSKI, L. S. Teoria e Método em Psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
VIGOTSKI, L. S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas. (Vol. 2). Madrid, España: Visor, 2001a.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001b.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
VISINTAINER, Daniela Sastre Rossi.; SOARES, Félix Alexandre Antunes. O desenvolvimento de estratégias de ensino para a promoção da saúde na formação docente continuada. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 34, n. 109, p. 52–73, 2019.
ZEIGARNIK, Bluma. Introducción a la patopsicología. Científico Técnica, 1979.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Contexto & Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).