A atuação da psicologia na Secretaria de Educação do Estado do Ceará: Desenvolvimento emocional docente em questão
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14289Palabras clave:
Psicología, Formación del profesorado, Desarrollo emocionalResumen
A docência tem sido uma experiência marcada por sofrimento e adoecimento. Tais processos estão em íntima relação com as emoções, de forma que o desenvolvimento emocional se constitui num fator protetor da saúde mental. A Psicologia pode articular práticas com o objetivo de desenvolvimento emocional dos professores quando está atenta às múltiplas determinações que suscitam as mais diversas emoções. Objetiva-se analisar o trabalho das psicólogas escolares e educacionais da SEDUC-CE acerca da sua atuação junto aos professores do Ensino Médio no que tange ao desenvolvimento emocional desses profissionais. O trabalho das psicólogas se caracteriza pela contradição entre práticas reprodutoras, que não contribuem para o desenvolvimento emocional de professores, e práticas transformadoras, que contribuem para isso.
Citas
AFFONSO, Cláudia Regina Amaral. Trabalho de professor no fio da navalha: reengenharia das escolas e reestruturação produtiva em tempos de Escola sem Partido e Reforma do Ensino Médio. IN: MAGALHÃES, Jonas Emanuel Pinto; AFFONSO, Claudia Regina Amaral; NEPOMUCENO, Vera Lucia da Costa. Trabalho docente sob fogo cruzado. Rio de Janeiro: Gramma, 2018.
ANDRADA, Paula Costa de et al. Atuação de Psicólogas(os) na Escola: Enfrentando Desafios na Proposição de Práticas Críticas. Psicologia: Ciência e Profissão [online], v. 39, p. 1-16, 2019.
ANGELUCCI, Carla Bianca. Por uma clínica da queixa escolar que não reproduza a lógica patologizante. IN: SOUZA, Beatriz de Paula (org.). Orientação à queixa escolar. São Paulo: Cada do Psicólogo, 2007, p. 353-378.
ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira. “Por que aprender isso, professora?” Sentido pessoal e atividade de estudo na Psicologia Histórico-Cultural. 2010. Tese (Doutorado em Psicologia). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília. 2018. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 10/11/2019.
BULHÕES, Larissa Figueiredo Salmen Seixlack; MARTINS, Lígia Márcia. A relação intrínseca entre a psicologia histórico-cultural e a epistemologia marxiana. Psicologia em Estudo, v. 23, 2019.
CAMPOS, Herculano Ricardo; LEAL, Zaíra Fátima de Rezende; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Direito à educação, formação do adolescente e adoecimento docente no Estado capitalista. Revista Educação em Questão, Natal, v. 54, n. 40, pp. 205-230, jan./abr. 2016.
CLOT, Yves. Vygotsky: a consciência como relação. Psicologia & Sociedade, v. 26, n. esp. 2, p. 124-139, 2014.
FACCI, Marilda Gonçalves Dias; URT, Sonia da Cunha. Apresentação. IN:. Quando os professores adoecem: demandas para a psicologia e para a educação. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2020.
FONSECA, Thaisa Silva. O psicólogo escolar na Educação Profissional e Tecnológica: práticas, desafios e perspectivas. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade Federal do Piauí – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Piauí, 2018.
FONSECA, Thaisa da Silva; NEGREIROS, Fauston. Como elaborar uma pesquisa em Psicologia Escolar fundamentada no Método Histórico-Cultural? IN: NEGREIROS, Fauston; CARDOSO, Jorge Rio (Orgs). Psicologia e educação: conexões Brasil – Portugal. Teresina - PI: EDUFPI, 2019.
FONSECA, Thaisa da Silva; NEGREIROS, Fauston.Psicologia Escolar e Educação profissional e Tecnológica nos IFPIS: demandas, práticas e indícios de criticidade. Revisa Psicologia Psicologia Escolar e Educacional, v. 25, p. 1-10, 2021.
LUKACS, Georg. Estetica I: La peculiaridad de lo estético. Barcelona, México, DF: Grijalbo, 1967.
MAGALHÃES, Jonas Emanuel Pinto. Competências Socioemocionais: gênese e incorporação de uma noção na política curricular e no ensino médio. e-Mosaicos, v. 10, n. 23, p. 62-84, 2021.
MARTINS, Lígia Márcia; PASQUALINI, Juliana Campregher. Dialética singular-particular-universal: implicações dométodo materialista dialético para a Psicologia. Psicologia & Sociedade [online]. 2015, v. 27, n. 2, pp. 362-371.
MARTINS, Lígia Márcia; CARVALHO, B. A atividade humana como unidade afetivo-cognitiva: um enfoque histórico-cultural. Psicol Estud. V. 21, n. 4, p. 699-710, 2016.
MARX, Karl. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2011. (Trabalho original publicado em 1941).
MAUÉS, Olgaíses Cabral. A política da OCDE para a educação e a formação docente. A nova regulação? Educação, vol. 34, núm. 1, pp. 75-85, janeiro-abril, 2011.
MARCHESI, Álvaro. O bem-estar dos professores: competências, emoções e valores. Porto Alegre: Artmed, 2008.
NAVES, Renata Magalhães; SILVA, Silvia Maria Cintra da. Atuação das psicólogas escolares no sul e sudoeste goiano: concepções e desafios. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 13, n. 03, p. 1-14, 2020.
NEGREIROS, Fauston; SILVA, Rafaela Brenda Araújo de; ROCHA, Janaína Oliveira; FONSECA, Thaisa da Silva; CARVALHO, Leanir de Sousa; OLIVEIRA, Fernanda Maria de. Inserção profissional da/o psicóloga/o escolar em instituições públicas do Piauí: georreferenciamento e políticas educacionais. Cadernos de Educação, v.19, n. 39, jul.-dez. 2020.
AUTOR; AUTOR; MELO, Aline Guilherme de. Psicologia escolar na escola pública. Desafios para a formação do psicólogo. Psicologia da Educação (Online), v. 1, p. 3-11, 2019.
OLIVEIRA, Beatriz Cristina de. Psicólogos escolares e professores: a parceria como mediação de práticas educativas efetivas. 2018. 125p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas, Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Campinas, 2018.
PATTO, Maria Helena Souza. Exercícios de indignação: escritos de educação e psicologia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.
PERETTA, Anabela Almeida Costa e Santos; SILVA, Silvia Maria Cintra da; SOUZA, Cláudia Silva da; OLIVEIRA, Jaqueline Olina; BARBOSA; Fabiana Marques; SOUZA, Lílian Rodrigues de; REZENDE, Paula Cristina Medeiros de. O caminho se faz ao caminhar: atuações em Psicologia Escolar. Psicologia Escolar e Educacional [online]. v. 18, n. 2, pp. 293-301, 2014.
RAMOS, Daniela Karine. Representações sociais sobre a atuação do psicólogo escolar: um estudo com profissionais da educação. Temas em Psicologia, v. 19, n. 2, p. 503-511, 2011.
RAMOS, Vânia Rodrigues Lima. Docência, sofrimento e potência de ação: o drama de ensinar no Ensino Médio público pelo olhar da Psicologia (Tese de Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Campinas, 2020.
RODRIGUES, Carolina Braz Carlan.; MENEZES, Karla Mendonça.; CANDITO, Vanessa. Formação Continuada: Percepções Docentes sobre as Contribuições de Processos Formativos Contínuos. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 37, n. 118, p. e12396, 2022.
SANTOS, Diego Augusto dos; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. O adoecimento e sofrimento psíquico de professores: difusão em produções científicas. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA, 5; 2012, Maringá. Anais... Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2012.
SANTOS, L. B.; PEREIRA, A. I. S.; NEGREIROS, Fauston.;. Ensino profissional e tecnológico e medicalização das queixas escolares: representações sociais docentes. Educando para educar, v. 20, p. 25-37, 2020.
SILVA, Maria Aparecida Santiago da; TULESKI, Silvana Calvo. Patopsicologia Experimental: Abordagem histórico-cultural para o entendimento do sofrimento mental. Estudos de Psicologia (Natal), v. 20, p. 207-216, 2015.
SOUZA, Beatriz de Paula. Apresentando a Orientação à Queixa Escolar. IN: SOUZA, Beatriz de Paula (org.). Orientação à queixa escolar. São Paulo: Cada do Psicólogo, 2007, p. 97-118.
SOUZA, Vera Lucia Trevisan; PETRONI, A. P.; DUGNANI, L. A. C. A arte como mediação nas pesquisas e intervenção em psicologia escolar. IN: GUZZO, Raquel S. L.; MARINHO-ARAÚJO, C. M. (orgs.). Psicologia Escolar: identificando e superando barreiras. Campinas, SP: Editora Alínea, 2011.
SOUZA, Vera Lucia Trevisan; PETRONI, Ana Paula; DUGNANI, Lilian Aparecida Cruz; BARBOSA, Eveline Tonelotto; ANDRADA, Paula Costa de. O psicólogo na escola e com a escola: a parceria como forma de atuação promotora de mudanças. IN: GUZZO, Raquel S. L. (org.). Psicologia Escolar: desafios e bastidores na educação pública. Campinas, SP: Editora Alínea, 2014.
SOUZA, Vera Lucia Trevisan de; RAMOS, Vania Rodrigues de Lima; OLIVEIRA, Beatriz Cristina de; DUGNANI, Lilian Aparecida Cruz; MEDEIROS, Fernanda Pereira. Emoções e práxis docentes: contribuições da psicologia à formação continuada. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 36, n. 110, p. 235-245, 2019.
SPINOZA, B. Ética. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora; 2009.
TANAMACHI, Elenita de Rício; MEIRA, Marisa Eugênia Mellilo. A Atuação da Psicologia como Expressão do Pensamento Crítico em Psicologia e Educação. IN: MEIRA, Marisa Eugênia Mellilo; ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino (orgs.). Psicologia Escolar: Práticas Críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
TASSONI, Elvira Cristina Martins; LEITE, Sérgio Antônio da Silva. Um estudo sobre emoções e sentimentos na aprendizagem escolar. Comunicações, v. 18, n. 2, p. 79-91, 2011.
VIGOTSKI, L. S. Teoria e Método em Psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
VIGOTSKI, L. S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas. (Vol. 2). Madrid, España: Visor, 2001a.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001b.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
VISINTAINER, Daniela Sastre Rossi.; SOARES, Félix Alexandre Antunes. O desenvolvimento de estratégias de ensino para a promoção da saúde na formação docente continuada. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 34, n. 109, p. 52–73, 2019.
ZEIGARNIK, Bluma. Introducción a la patopsicología. Científico Técnica, 1979.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Contexto & Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).