Concepções sobre as fases da vida na comunidade escolar pelas vozes da infância e adolescência contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.87.81-103Abstract
O objetivo deste texto é investigar os sentidos e concepções sobre a infância e a adolescência que vigoram na sociedade atual. Procuramos discutir como a tutela e a consequente autonomia e independência que crianças e adolescentes desfrutam estão sendo configuradas. Para tanto foram entrevistadas 4 crianças e 4 adolescentes. Esse estudo possibilitou-nos perceber que jovens e crianças ao caracterizarem as três fases da vida, reproduzem em suas falas características universalizadas. Infância é a época de brincar, a adolescência de se divertir e a idade adulta assumir responsabilidades. A associação entre idade adulta com razão e o fato do adulto ser considerado o provedor da família parece legitimar sua autoridade à criança e ao adolescente. Este paradoxo indica então a necessidade de que outros estudos que aprofundem tal questão sejam realizados.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).