Escola de Educação Integral em Tempo Integral à luz do Pensamento Complexo: análise dos conceitos relevantes da trajetória de implementação

Authors

  • nilton rodrigues menezes UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.95.36-58

Abstract

Resumo

Esta proposta de pesquisa caracterizou como qualitativa de caso e teve como referencial teórico a Educação Integral e Pensamento Complexo numa análise dos conceitos relevantes da trajetória de implementação da Escola de Educação Integral em Tempo Integral. Desta forma, tendo-se como fulcro principal uma proposta de análise chega-se a seguinte problematização: quais os conceitos relevantes na trajetória de implementação da Escola de Educação Integral em Tempo integral à luz do Pensamento Complexo? No concernente a coleta dos conceitos de relevância foram utilizadas entrevistas que foram analisadas mediante o método hermenêutico-dialético. Neste contexto, constatou-se que a Escola de Educação Integral em Tempo Integral precisa repensar-se constantemente em relação aos aspectos epistemológicos-pedagógicos, bem como ontológicos para que a dinamização e relevância dos mesmos seja fruto do diálogo numa configuração/reconfiguração de saberes ampla e profunda. Por fim, também, na Escola de Educação Integral em Tempo Integral precisa-se de maior investimento através do planejamento para atendimento às necessidades administrativas/financeira, bem como do aspecto pedagógico diante das expectativas no trabalho de convivência, contemplando a transdisciplinaridade aberta e o currículo integrado, definindo metas claras que busquem a totalidade e não a fragmentação dos saberes.

 

Palavras-chave: Educação, integral, conceitos, relevância.

Author Biography

nilton rodrigues menezes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA

Pedagogia

Published

2015-10-30

How to Cite

menezes, nilton rodrigues. (2015). Escola de Educação Integral em Tempo Integral à luz do Pensamento Complexo: análise dos conceitos relevantes da trajetória de implementação. Context and Education Journal, 30(95), 36–58. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.95.36-58