Escola de Educação Integral em Tempo Integral à luz do Pensamento Complexo: análise dos conceitos relevantes da trajetória de implementação
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.95.36-58Resumen
Resumo
Esta proposta de pesquisa caracterizou como qualitativa de caso e teve como referencial teórico a Educação Integral e Pensamento Complexo numa análise dos conceitos relevantes da trajetória de implementação da Escola de Educação Integral em Tempo Integral. Desta forma, tendo-se como fulcro principal uma proposta de análise chega-se a seguinte problematização: quais os conceitos relevantes na trajetória de implementação da Escola de Educação Integral em Tempo integral à luz do Pensamento Complexo? No concernente a coleta dos conceitos de relevância foram utilizadas entrevistas que foram analisadas mediante o método hermenêutico-dialético. Neste contexto, constatou-se que a Escola de Educação Integral em Tempo Integral precisa repensar-se constantemente em relação aos aspectos epistemológicos-pedagógicos, bem como ontológicos para que a dinamização e relevância dos mesmos seja fruto do diálogo numa configuração/reconfiguração de saberes ampla e profunda. Por fim, também, na Escola de Educação Integral em Tempo Integral precisa-se de maior investimento através do planejamento para atendimento às necessidades administrativas/financeira, bem como do aspecto pedagógico diante das expectativas no trabalho de convivência, contemplando a transdisciplinaridade aberta e o currículo integrado, definindo metas claras que busquem a totalidade e não a fragmentação dos saberes.
Palavras-chave: Educação, integral, conceitos, relevância.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).