A RESPONSIVIDADE DE LICENCIANDOS EM PRODUÇÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DE PROPOSTAS RESPALDADAS NA TEORIA DE GALPERIN.

Authors

  • Verônica Klepka Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Maria Julia Corazza Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.95.171-193

Abstract

A compreensão em uma interação verbal pode ser analisada por meio da responsividade, uma vez que em todo ato de fala o sujeito espera a manifestação do seu interlocutor. Assim, o presente estudo analisa aspectos da responsividade sob a perspectiva do Círculo de Bakhtin em três sequências didáticas produzidas por estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas com o objetivo de contemplar a História da Biologia no ensino-aprendizagem por meio da Teoria de Galperin. Observou-se que a responsividade aparece de modo diferenciado nas três produções analisadas, correspondendo à responsividade imediata sem reflexão crítica, à responsividade imediata repleta de contrapalavras e exauribilidade temática e à responsividade imediata cujas contrapalavras aparecem em seu caráter de maturação

Author Biographies

Verônica Klepka, Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais; Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM),

Maria Julia Corazza, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Docente da Universidade Estadual de Maringá (UEM) no Departamento de Ciências Biológicas e no Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM).

Published

2015-10-30

How to Cite

Klepka, V., & Corazza, M. J. (2015). A RESPONSIVIDADE DE LICENCIANDOS EM PRODUÇÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DE PROPOSTAS RESPALDADAS NA TEORIA DE GALPERIN. Context and Education Journal, 30(95), 171–193. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.95.171-193