A RESPONSIVIDADE DE LICENCIANDOS EM PRODUÇÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DE PROPOSTAS RESPALDADAS NA TEORIA DE GALPERIN.

Autores/as

  • Verônica Klepka Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Maria Julia Corazza Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.95.171-193

Resumen

A compreensão em uma interação verbal pode ser analisada por meio da responsividade, uma vez que em todo ato de fala o sujeito espera a manifestação do seu interlocutor. Assim, o presente estudo analisa aspectos da responsividade sob a perspectiva do Círculo de Bakhtin em três sequências didáticas produzidas por estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas com o objetivo de contemplar a História da Biologia no ensino-aprendizagem por meio da Teoria de Galperin. Observou-se que a responsividade aparece de modo diferenciado nas três produções analisadas, correspondendo à responsividade imediata sem reflexão crítica, à responsividade imediata repleta de contrapalavras e exauribilidade temática e à responsividade imediata cujas contrapalavras aparecem em seu caráter de maturação

Biografía del autor/a

Verônica Klepka, Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais; Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM),

Maria Julia Corazza, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Docente da Universidade Estadual de Maringá (UEM) no Departamento de Ciências Biológicas e no Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM).

Publicado

2015-10-30

Cómo citar

Klepka, V., & Corazza, M. J. (2015). A RESPONSIVIDADE DE LICENCIANDOS EM PRODUÇÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DE PROPOSTAS RESPALDADAS NA TEORIA DE GALPERIN. Revista Contexto &Amp; Educación, 30(95), 171–193. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.95.171-193