A RESPONSIVIDADE DE LICENCIANDOS EM PRODUÇÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DE PROPOSTAS RESPALDADAS NA TEORIA DE GALPERIN.
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.95.171-193Resumen
A compreensão em uma interação verbal pode ser analisada por meio da responsividade, uma vez que em todo ato de fala o sujeito espera a manifestação do seu interlocutor. Assim, o presente estudo analisa aspectos da responsividade sob a perspectiva do Círculo de Bakhtin em três sequências didáticas produzidas por estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas com o objetivo de contemplar a História da Biologia no ensino-aprendizagem por meio da Teoria de Galperin. Observou-se que a responsividade aparece de modo diferenciado nas três produções analisadas, correspondendo à responsividade imediata sem reflexão crítica, à responsividade imediata repleta de contrapalavras e exauribilidade temática e à responsividade imediata cujas contrapalavras aparecem em seu caráter de maturaçãoDescargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).