A Cidade-Espetáculo e as Favelas Visibilidade e Invisibilidade Social
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2011.85.91-115Abstract
Os jovens das periferias urbanas e, particularmente, aqueles que vivem em favelas têm seu cotidiano marcado pela combinação de vulnerabilidades: baixa escolaridade, convívio com grupos criminosos armados e preconceito. Embora correta, essa leitura não retrata com total fidelidade o papel importante que eles têm desempenhado na busca por visibilidade social, por meio da criação de grupos culturais e educacionais. Nas duas últimas décadas, eles se constituíram em um dos grupos socialmente mais ativos e participativos do país. Por isso, as propostas de redução de vulnerabilidades têm se utilizado da cultura como ferramenta de participação/mobilização, formação e transformação da autoimagem juvenil, tradicionalmente vinculada à incompletude e à carência, estigma que recai, principalmente, sobre os jovens de origem popular. Nesses contextos, a cultura tem funcionado como uma porta de entrada para o mundo da leitura, da educação formal e não formal, que podem ampliar sua rede de relações e repertório de conhecimentos, elementos fundamentais, entre outras coisas, para conseguir um trabalho decente, demanda central das juventudes atuais. O atual reconhecimento das culturas produzidas por jovens das periferias no entanto, pode ser o ponto de partida, mas não é o ponto de chegada na luta pela igualdade de direitos na cidade, uma vez que as mudanças no sistema de oportunidades sociais dependem de políticas públicas articuladas de educação, cultura e trabalho, que sejam capazes de atingir um maior número de jovens e, assim, ajudar a reverter a vulnerabilidade social vivenciada, de forma intensa, pelos jovens brasileiros das periferias.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Educação, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from October 2025): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Contexto & Educação the right of first publication.