Identidade Humana: Unidade e Diversidade Enquanto Desafios para uma Educação Planetária
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2010.84.31-50Abstract
Este estudo bibliográfico busca compreender como a identidade humana se constitui no jogo dialógico entre a unidade e a diversidade. A identidade é um traço fundamental que distingue um indivíduo de outro, um grupo de outros grupos ou ainda uma civilização de outra. O homem constitui e modela sua identidade a partir do momento em que toma contato com o mundo e, de forma especial, com a cultura humana. As características próprias de cada um, o modo de pensar, ser e agir desenvolvem-se na prática das ações cotidianas em meio à realidade cultural em que se insere. A identidade humana, segundo os princípios da teoria da complexidade, pode ser compreendida na dialógica da unidade e da diversidade como sendo duas dimensões inerentes, antagônicas e complementares da espécie humana. A identidade da humanidade, sendo una e múltipla, deve contemplar as diferenças que caracterizam os povos que habitam o mesmo planeta. A construção de uma identidade planetária pressupõe, por sua vez, uma educação escolar que reconheça e respeite a diversidade e a pluralidade cultural. A organização do sistema escolar como um todo pode comportar uma perspectiva que englobe e contemple a questão da identidade humana. Para tanto, é necessário repensar o papel da escola como fontee base de afirmação de identidades num mundo planetário e plural. Cabe à educação escolar despertar uma consciência antropológica e desenvolver a formação da identidade do ser humano que reconheça a unidade na diversidade, num mundo considerado Terra-Pátria de todos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Educação, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from October 2025): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Contexto & Educação the right of first publication.
