Identidade Humana: Unidade e Diversidade Enquanto Desafios para uma Educação Planetária

Autores/as

  • Celso José Martinazzo Unijui

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2010.84.31-50

Resumen

Este estudo bibliográfico busca compreender como a identidade humana se constitui no jogo dialógico entre a unidade e a diversidade. A identidade é um traço fundamental que distingue um indivíduo de outro, um grupo de outros grupos ou ainda uma civilização de outra. O homem constitui e modela sua identidade a partir do momento em que toma contato com o mundo e, de forma especial, com a cultura humana. As características próprias de cada um, o modo de pensar, ser e agir desenvolvem-se na prática das ações cotidianas em meio à realidade cultural em que se insere. A identidade humana, segundo os princípios da teoria da complexidade, pode ser compreendida na dialógica da unidade e da diversidade como sendo duas dimensões inerentes, antagônicas e complementares da espécie humana. A identidade da humanidade, sendo una e múltipla, deve contemplar as diferenças que caracterizam os povos que habitam o mesmo planeta. A construção de uma identidade planetária pressupõe, por sua vez, uma educação escolar que reconheça e respeite a diversidade e a pluralidade cultural. A organização do sistema escolar como um todo pode comportar uma perspectiva que englobe e contemple a questão da identidade humana. Para tanto, é necessário repensar o papel da escola como fonte
e base de afirmação de identidades num mundo planetário e plural. Cabe à educação escolar despertar uma consciência antropológica e desenvolver a formação da identidade do ser humano que reconheça a unidade na diversidade, num mundo considerado Terra-Pátria de todos.

Publicado

2013-05-13

Cómo citar

Martinazzo, C. J. (2013). Identidade Humana: Unidade e Diversidade Enquanto Desafios para uma Educação Planetária. Revista Contexto &Amp; Educación, 25(84), 31–50. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2010.84.31-50