SEXUALIDADE NA PRIMEIRA INFÂNCIA: UM PERCURSO QUE SE INICIA NA FAMÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.88.77-102Abstract
Reconhecendo-se cada vez mais a importância de uma educação sexual desde os primeiros anos cabe à família o início dessa tarefa. A passagem do silêncio absoluto para uma efetiva comunicação entre pais e filhos deve acontecer desde tenra idade: contudo, as dificuldades e os hiatos ainda existem. Neste estudo de natureza qualitativa procuramos descrever as conceções que os pais têm acerca da sexualidade e compreender como implementam uma educação sexual com os seus filhos. Centramo-nos em três pais com filhos de idades compreendidas entre os 2 e os 9 anos e através da análise do conteúdo das entrevistas realizadas buscamos os nossos objetivos. Os resultados apontam para uma necessidade de dotar os pais de mais informação acerca das temáticas relacionadas com a sexualidade infantil de forma a ultrapassarem os seus receios na hora de proporcionarem uma educação sexual aos seus filhos.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).