SEXUALIDADE NA PRIMEIRA INFÂNCIA: UM PERCURSO QUE SE INICIA NA FAMÍLIA

Autores/as

  • Paula Cristina de Almeida Costa Instituto de Educação da Universidade de Lisboa;

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.88.77-102

Resumen

Reconhecendo-se cada vez mais a importância de uma educação sexual desde os primeiros anos cabe à família o início dessa tarefa. A passagem do silêncio absoluto para uma efetiva comunicação entre pais e filhos deve acontecer desde tenra idade: contudo, as dificuldades e os hiatos ainda existem. Neste estudo de natureza qualitativa procuramos descrever as conceções que os pais têm acerca da sexualidade e compreender como implementam uma educação sexual com os seus filhos. Centramo-nos em três pais com filhos de idades compreendidas entre os 2 e os 9 anos e através da análise do conteúdo das entrevistas realizadas buscamos os nossos objetivos. Os resultados apontam para uma necessidade de dotar os pais de mais informação acerca das temáticas relacionadas com a sexualidade infantil de forma a ultrapassarem os seus receios na hora de proporcionarem uma educação sexual aos seus filhos.

Publicado

2013-03-05

Cómo citar

Costa, P. C. de A. (2013). SEXUALIDADE NA PRIMEIRA INFÂNCIA: UM PERCURSO QUE SE INICIA NA FAMÍLIA. Revista Contexto &Amp; Educación, 27(88), 77–102. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.88.77-102