CICLO VITAL: INÍCIO, DESENVOLVIMENTO E FIM DA VIDA HUMANA POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCADORES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.98.79-110Abstract
Embora sendo difícil estabelecer padrões para a vida humana, visto que fatores culturais e sociais exercem muitas influências na vida de cada pessoa, existem alguns aspectos que são gerais e costumam ocorrer em populações de sociedades ocidentais industrializadas. O presente estudo bibliográfico busca, mediante fundamentação principal em Bee (1997) e Papalia, Olds e Feldman (2009), analisar o processo de desenvolvimento humano, destacando as diferentes fases da vida, bem como a idade e principais características de cada fase. Assim, analiso inicialmente a questão do desenvolvimento, para em seguida comentar sobre a concepção e período pré-natal, as fases correspondentes à infância, adolescência e idade adulta, incluindo o idoso, para finalmente refletir sobre a morte que marca o fim do ciclo vital. Espero que o artigo possa contribuir com professores e demais profissionais que trabalham com a formação de seres humanos, uma vez que todas as pessoas, inclusive os profissionais da educação, encontram-se em alguma das fases do ciclo vital.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).