A disputa pelo “coração das terras” sul-americanas
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.89.148-169Abstract
O conceito mackinderiano de heartland foi transposto para a realidade geográfica sul-americana, justificando a ampliação do interesse e das ações dos quatro grandes players geopolíticos da região – Brasil, Argentina, Chile e Venezuela -, sobre a Bolívia e o Paraguai. Defendemos que o século XXI reservará aos países da região o desafio de pensarem seu heartland numa concepção mais ampla de segurança coletiva regional.
Palavras-chave: Heartland; América do Sul; Segurança Regional.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).