Pollyana, tome a pílula vermelha! Mas, e depois?: revisitando o preconceito de gênero nas avaliações dos livros didáticos de ciências .
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.88.103-125Abstract
Neste artigo reuno duas diferentes histórias de ficção a de Pollyana (POTER, 2005) e a do filme Matriz, dos irmãos Wachowski (1999) para apresentar reflexões sobre o critério “preconceito” especialmente o da questão de gênero, na avaliação de livros didáticos de Ciências. O enfoque é ao mesmo tempo internalista devido a minha participação na primeira equipe do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), mas também condutor da desconstrução de Pollyana. Em seguida analiso o deslocamento desse critério do foco central da avaliação para um foco mais periférico e secundarizado ao longo das diversas versões do Programa. Depois discuto as conseqüências dessa secundarização retomando os resultados de um estudo de gênero realizado com livros didáticos de Ciências das séries iniciais. Finalizo problematizando futuras análises de livros a partir da reconfiguração desse critério.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).