HABILIDADES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO USO DAS TIC COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: NOTAS PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EDUCOMUNICATIVA. CASO FLORIANÓPOLIS 2013/2014
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.98.132-152Abstract
Este artigo vem apresentar reflexões baseadas em análise de dados parciais referentes ao município de Florianópolis, coletados junto a estudantes de sexto ano e professores dos anos finais do ensino fundamental das escolas situadas na cidade de Florianópolis, entre 2013 e 2014, todas vinculadas ou à Rede estadual ou a municipal pública de ensino. A coleta se deu no conteto de pesquisa realizada em cooperação internacional entre Brasil e Colômbia acerca dos “Fatoresassociados ao nível de uso das TIC como ferramenta de ensino e aprendizagem nas instituições educativas oficiais de Colômbia e Brasil”1. A pesquisa buscou identificar as habilidades pedagógicas no uso das TIC por parte de professores e estudantes e demonstra, no caso do municipio de Forianópolis, que se faz necessário planejar políticas públicas que auxiliem no aprofundamento do uso pedagógico das TIC na educação pública a partir das habilidades necessárias para este segmento.
1 A pesquisa contou com financiamento da CAPES e da FAPESC, no Brasil, e do Colciências na Colômbia.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).