MOTIVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.101.212-232Abstract
O processo de educação é necessário na formação dos indivíduos, através dele, objetiva-se contribuir com a formação de indivíduos autônomos, críticos, criativos e ativos na sociedade em que vivem. Ao contrário do que pensamos, os conhecidos problemas educacionais do nosso país, não estão restritos apenas à educação básica e podem ser facilmente visualizados também no ensino superior. Portanto, a partir da necessidade de se conhecer, debater e colocar em prática estratégias de ensino que contribuam com a melhora da qualidade de ensino e da aprendizagem no ensino superior no Brasil, esse trabalho teve por objetivo, discutir a respeito da utilização da motivação como estratégia fundamental para a efetivação da aprendizagem de acadêmicos. Bem como, compreender as principais teorias motivacionais e a sua relação com a aprendizagem, conhecer o papel do professor no ensino superior e, através da compreensão da importância da atuação desse profissional, estabelecer estratégias de ensino e de motivação que auxiliem no aprendizado de graduandos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).