A APLICABILIDADE DAS FERRAMENTAS DIGITAIS DA WEB 2.0 NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.34-59Abstract
Atualmente as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) aparecem em destaque e, têm provocado alterações significativas em diversos segmentos sociais, dentre eles na Educação, modificando a maneira de educar e de aprender. Buscando uma melhor compreensão sobre esse fenômeno, realizou-se uma pesquisa que analisou as principais ferramentas digitais da web 2.0 que podem ser utilizadas como recursos pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva. Também foi desenvolvido um blog como sugestão de apoio aos professores sobre o uso dessas ferramentas digitais. Os resultados evidenciam que a web 2.0 oferece aos usuários inúmeras possibilidades de comunicação que podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, pois como os alunos são atraídos pela tecnologia, as atividades educacionais se tornam mais prazerosas e motivadoras.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).