EDUCAÇÃO POPULAR E REFERÊNCIAS FORMATIVAS: ELOS QUE ENRAÍZAM O PROJETO EDUCATIVO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.101.52-80Abstract
O texto discorre sobre a relação das referências formativas da Educação Popular e a produção de um projeto educativo dos Movimentos Sociais Populares na Educação do Campo como política pública. Compreende que a Educação Popular se constitui entre as disputas por um projeto de sociedade, nas lutas do povo pobre e trabalhador, com uma ética próxima dos sujeitos, de sua cultura, seus modos de ser e expressar-se. Pelas referências formativas produzem-se elos com as lutas que constituíram o campesinato, a educação formal e a escola pública, que alcançam também a escola. Nos anos 1990, a materialidade do campo satura-se pelo projeto histórico-político dos Movimentos Sociais Populares do Campo e constitui-se um projeto educativo. Feito concretude em Escolas Públicas de Acampamentos e Assentamentos, por uma década, aprofunda-se na Escola dos Movimentos Sociais Populares do Campo, em 1989. Dali se produz potencialidade que, politicamente passa a subverter a lógica da Educação Rural no país. Amplia-se então como educação e escola pública dos trabalhadores do campo, institucionalizando-se na Educação “do” Campo (1998-2010). Essa formulação é fundamental, pois legitima a “pedagogia do oprimido” – não é “para” e nem “no”, mas sim “do campo”. Representa uma síntese do plano educativo no projeto político de um grupo social. Pela primeira vez no país há uma legislação que incorpora as referências formativas da Educação Popular desenvolvidas no projeto histórico-político dos MSP, que passam a realizar-se como política pública, e a disputar projetos de educação e sociedade.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Educação, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from October 2025): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Contexto & Educação the right of first publication.