EXPERIÊNCIAS EM MOÇAMBIQUE E NO BRASIL: CORRELAÇÕES NA GESTÃO DO ENSINO MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.60-94Abstract
Este artigo aborda o estudo realizado a partir do Programa Pró-Mobilidade Internacional nas universidades públicas Eduardo Mondlaine, Pedagógica e Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano na cidade de Maputo, capital de Moçambique, e o correlaciona com a pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Sendo assim, objetivamos problematizar e refletir sobre os seguintes discursos coletivos: Situação e vivências no Ensino Mediado Tecnologias Digitais a Informação e Comunicação em Moçambique e Experiências, desejos e expectativas para o Ensino Mediado Tecnologias Digitais a Informação e Comunicação no Brasil com foco na gestão do ensino. A investigação possui uma abordagem qualitativa e a metodologia de análise adotada foi o Discurso do Sujeito Coletivo, por permitir a compreensão coletivizada das conversas com os gestores. As experiências vividas e as entrevistas realizadas testemunham aspectos relevantes, contraditórios e comuns nos espaços brasileiros e moçambicanos. Ressaltamos que em ambos os países existe a necessidade de esclarecimento sobre o Ensino Mediado Tecnologias Digitais a Informação e Comunicação, suas particularidades no processo de ensinar e aprender e os possíveis rearranjos administrativos para atender as necessidades de todos os estudantes e docentes.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).