UMA VISÃO SOBRE COMO SE ORGANIZA O ENSINO MÉDIO EM CLASSES MULTISSERIADAS EM UMA ESCOLA GUARANI
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.172-209Abstract
Este trabalho analisa de que forma as orientações dos documentos oficiais sobre educação indígena vêm sendo implantadas na realidade de uma escola situada dentro de uma aldeia Guarani, na região metropolitana de Porto Alegre. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa, numa perspectiva etnográfica. Os dados dos alunos foram colhidos por meio de questionário e os dos professores, indígenas e não indígenas, por entrevistas. Analisou-se a legislação referente à educação indígena no Brasil e buscou-se identificar, nas respostas, como estão sendo desenvolvidos seus pressupostos na realidade desta escola. Os resultados mostram que não há diretrizes curriculares específicas para a educação indígena no ensino médio. Foram encontradas diretrizes para o ensino fundamental, que valorizam os saberes tradicionais da cultura indígena. Observou-se que nem sempre os pressupostos da legislação para a educação indígena conseguem ser adequadamente aplicados na realidade desta escola, devido à inexistência de material didático específico e de cursos de formação continuada para professores de origem não indígena que atuam nesta modalidade educacional. Quanto às classes multisseriadas, os professores as entendem como uma dificuldade, enquanto os estudantes indígenas apontam a troca de ideias e a ajuda para esclarecer dúvidas dos colegas, em Guarani, como aspectos positivos para a aprendizagem.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).