REFLEXÕES SOBRE GÊNERO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM OLHAR SOBRE O DISCURSO DE ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.101.142-174Abstract
Historicamente, o Ensino de Ciências tem reduzido a abordagem da sexualidade a conhecimentos sobre anatomia e fisiologia de órgãos genitais, bem como sobre a profilaxia de doenças sexualmente transmissíveis, concentrados na disciplina de Biologia. Nesse contexto, a gravidez na adolescência passa a ser considerada como “indesejada”, reduzindo a possibilidade de diálogo para/com os jovens acerca desse fenômeno. Em contracorrente a esse cenário, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, por meio da utilização do documentário “Meninas”, levantando pontos para reflexão entre 51 estudantes do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola pública da região central do Rio Grande do Sul, Brasil, objetivando tornar explícito o que pensam esses jovens sobre a gravidez na adolescência. Os resultados, analisados por meio da Análise Textual Discursiva, apontam para um pensamento homogêneo entre esses sujeitos e remetem a uma forma negativa de lidar com a sexualidade, expondo uma profunda desigualdade no tratamento entre gêneros, imprimindo julgamentos depreciativos em relação à mulher e à mulher-mãe. Assim, convidamos educadores a analisarem os processos que educam indivíduos como mulheres e homens, sobretudo, se quisermos investir em possibilidades de propor intervenções que permitam modificar essas relações de poder de gênero vigentes, contribuindo para um Ensino de Ciências comprometido com a igualdade social.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Educação, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from October 2025): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Contexto & Educação the right of first publication.