AS CONTRIBUIÇÕES DE UM PLANEJAMENTO INTERDISCIPLINAR COM TEMÁTICAS DE CIÊNCIAS NUMA AMOSTRA DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.129-150Abstract
Este estudo verificou as contribuições da aplicação de um planejamento interdisciplinar com temáticas de Ciências no desempenho escolar de alunos com dificuldades de aprendizagem. A amostra foi composta 29 alunos divididos em duas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista com os pais e através da avaliação do desempenho dos alunos. Dos 29 casos analisados, 11 alunos distribuídos nos dois grupos com e sem intervenções interdisciplinares, apresentaram dificuldade de aprendizagem na escrita, leitura e cálculos matemáticos. Os alunos com dificuldades de aprendizagem na avaliação do desempenho obtiveram um número de acertos na classificação intermediária nas três áreas avaliadas. Acerca disso, observa-se que na sala de aula onde foram desenvolvidas as atividades do planejamento interdisciplinar com temáticas de Ciências, o desempenho dos alunos com dificuldades de aprendizagem foi significativamente melhor nos testes, não somente em Ciências, mas também em Matemática e Língua Portuguesa.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).