O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA: QUEIXAS QUE PERSISTEM E CAMINHOS QUE PODERÍAMOS TRILHAR
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.230-251Keywords:
Estágio Supervisionado. Formação docente. QuímicaAbstract
O estágio curricular supervisionado é etapa importante na formação de professores e não faltam pesquisas que apontem os nós que o cercam e que sugiram possíveis caminhos para desatá-los. Utilizando o processo metodológico da análise textual discursiva, este trabalho categoriza as queixas e insatisfações manifestadas por licenciandos de Química após o desenvolvimento de seus estágios supervisionados. Em seguida, revisita parte da literatura da área para buscar subsídios que ajudem a entender as razões da persistência de manifestações dessa natureza entre os futuros professores e para delinear ações que possam enfrenta-las mais efetivamente. Conclui-se que esse quadro é motivado por razões de ordens conceitual e epistemológica, e que a sua superação passa pela reorientação dos pensares e agires não só dos professores orientadores de estágio, mas também dos supervisores, dos demais professores do curso de licenciatura, dos licenciandos, e das instituições de ensino envolvidas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).