O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA: QUEIXAS QUE PERSISTEM E CAMINHOS QUE PODERÍAMOS TRILHAR

Autores/as

  • Celio da Silveira Junior FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG
  • Nilma Soares da Silva FaE/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.230-251

Palabras clave:

Estágio Supervisionado. Formação docente. Química

Resumen

O estágio curricular supervisionado é etapa importante na formação de professores e não faltam pesquisas que apontem os nós que o cercam e que sugiram possíveis caminhos para desatá-los. Utilizando o processo metodológico da análise textual discursiva, este trabalho categoriza as queixas e insatisfações manifestadas por licenciandos de Química após o desenvolvimento de seus estágios supervisionados. Em seguida, revisita parte da literatura da área para buscar subsídios que ajudem a entender as razões da persistência de manifestações dessa natureza entre os futuros professores e para delinear ações que possam enfrenta-las mais efetivamente. Conclui-se que esse quadro é motivado por razões de ordens conceitual e epistemológica, e que a sua superação passa pela reorientação dos pensares e agires não só dos professores orientadores de estágio, mas também dos supervisores, dos demais professores do curso de licenciatura, dos licenciandos, e das instituições de ensino envolvidas.

Biografía del autor/a

Celio da Silveira Junior, FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG

Professor Adjunto vinculado à Faculdade de Educação da UFMG, Doutor e Mestre em Educação (UFMG), Licenciado em Química (UFMG), Bacharel em Administração (UFMG)

Nilma Soares da Silva, FaE/UFMG

Professora Associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutora e Mestre em Educação e também Licenciada em Química pela mesma Universidade. Atuou como coordenadora e atualmente é professora do Mestrado Profissional em Educação e Docência (PROMESTRE/FaE/UFMG); atua como professora nos cursos de Especialização em Ensino de Ciências por Investigação no Centro de Ensino de Ciências e Matemática de Minas Gerais (CECIMIG); na Licenciatura em Química presencial e a distância para as disciplinas de estágio e didática de ensino de química e na coordenação do PIBID de Química da Faculdade de Educação da UFMG. Apresenta experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de material didático, ensino de química, ensino de ciências, formação de professores, educação a distância, ensino por investigação; currículo de química e ciências; avaliação sistêmica; uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino e divulgação científica e tecnológica

Publicado

2019-06-28

Cómo citar

da Silveira Junior, C., & da Silva, N. S. (2019). O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA: QUEIXAS QUE PERSISTEM E CAMINHOS QUE PODERÍAMOS TRILHAR. Revista Contexto &Amp; Educación, 34(108), 230–251. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.230-251