O CONCEITO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UM CONFRONTO ENTRE DOCENTES LICENCIADOS E DOCENTES BACHARÉIS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.102-116

Keywords:

Ensino Médio Integrado, Currículo Integrado, Educação Profissional e Tecnológica

Abstract

Abstract: Integrated High School (EMI) to the technical course coexists with multiple interpretations among education professionals themselves. This article is the result of a research that aimed to investigate, through individual interviews with 16 effective teachers, the origin of this dissimilarity of the concept of teaching integration, in an attempt to find out whether the type of academic degree (licensure or bachelor's degree) of teachers interferes in the construction of this concept. The theoretical basis of this article was based on Ramos (2008), Ciavatta (2005) and Araújo and Frigotto (2015). As a result of the research, we identified that all 16 teachers interpret, by a functional bias, the concept of teaching integration in the same way, ie, implement professional education harmoniously to the propaedeutic disciplines, such as mathematics, Portuguese language, geography, biology and etc., so that knowledge for life and work are built indivisibly. On the other hand, in a holistic bias, only five teachers believe that integration should be fundamental not only in the moment of methodological choices for the exposure of content, but also in the stages of planning and evaluation, for example, understanding the course as fully integrated.

Keywords: Integrated High School. Integrated Course. Licensure. Bachelor's degree. Conception.

 

Author Biographies

Sthéfany Araújo Melo, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia

É graduada em Letras, com licenciatura plena em Português/Inglês e respectivas Literaturas, pela Universidade Federal de Uberlândia (2010). Pós-graduada Lato Sensu em Direito Administrativo e Contratos, pela Universidade Cândido Mendes (2017). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (2019). Atualmente é Secretária Executiva no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia, onde trabalha desde 2012.

Welisson Marques, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba

Pós-doutor em Educação / Análise do Discurso pela Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Estudos Linguísticos e Mestre em Linguística - fomentado pela CAPES - pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia (PPGEL/UFU); Especialista em Metodologia do Ensino-Aprendizagem em Língua Estrangeira - Língua Inglesa. Possui Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas. É, também, Bacharel em Direito e Bacharel em Teologia, e advogado inscrito na OAB-MG. Professor e Pesquisador em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Atua como docente permanente e coordenador no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional em Educação Tecnológica; no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal (ProfEPT); e, também, na Graduação em Letras / Licenciatura Plena em Língua Portuguesa (IFTM/UAB). É Proficiente em Língua Inglesa pela Universidade de Cambridge (UCLES/CPE) e Universidade de Michigan (Michigan University/ECPE) e em Língua Francesa possui os diplomas DELF (Diplômes dÉtudes en Langue Française). Tem especial interesse pelas relações entre educação, tecnologias, saberes e poderes e pelas construções de verdades, notadamente sobre aprendizes e aprendizagem de línguas no Brasil. Interessa-se, também, por questões atinentes a diferentes modalidades de discursos e suas relações com a semiologia, a memória e a produção de sujeitos na história. É autor das obras: Análise do Discurso Publicitário de Cursos de Idiomas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015. 285 p.; Mensalão e Crise Política: o discurso de Veja ao significar o Partido dos Trabalhadores. Curitiba: Editora Appris, 2011. 155 p.; e co-organizador, juntamente com CONTI, Maria Aparecida; FERNANDES, Cleudemar Alves, das obras: Análise do Discurso e Semiologia. Uberlândia, EDUFU, 2015, 369 p.; e, também, Michel Foucault e o Discurso: aportes teóricos e metodológicos. Uberlândia: EDUFU, 2013, 270 p. Parecerista ad hoc de revistas científicas na área de Educação e Linguística. Ademais, é líder do Grupo de Pesquisa em Discurso e Educação (GPDE/IFTM/CNPq).

Published

2020-09-09

How to Cite

Araújo Melo, S., & Marques, W. (2020). O CONCEITO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UM CONFRONTO ENTRE DOCENTES LICENCIADOS E DOCENTES BACHARÉIS. Context and Education Journal, 35(112), 102–116. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.102-116

Issue

Section

Dossiê: Trabalho, Currículo Integrado e Educação