ESTRUTURA DE PLANEJAMENTOS DE AULA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE PROPOSTAS DIDÁTICAS SOBRE O SISTEMA CIRCULATÓRIO
STRUCTURE OF CLASS PLANNING FOR FUNDAMENTAL TEACHING: ANALYSIS OF DIDACTIC PROPOSALS ABOUT THE CIRCULATORY SYSTEM
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.10144Palabras clave:
Ensino de ciências; Plano de aula; Três Momentos Pedagógicos; Modelo instrucional BSCS 5EResumen
Esta pesquisa investiga e analisa a estrutura e recursos de planos de aula sobre sistema circulatório, disponíveis no Portal do Professor – Ministério da Educação. Foram coletados no Portal todos os planos de aula que citavam o sistema circulatório (141 planos), e selecionados apenas os que e desenvolviam o conteúdo (15 planos) para a análise da problematização, recursos didáticos e avaliação. A análise e discussão da estrutura dos planos foi alicerçada em duas propostas de metodologia de organização, denominadas: Três Momentos Pedagógicos e Modelo Instrucional BSCS 5E. Os resultados indicam que: a problematização predomina como atividades e questionamentos sobre conhecimentos prévios na introdução da unidade ou assunto; os recursos de Tecnologias Digitais e Informação e Comunicação são frequentes, especialmente os vídeos; o processo avaliativo é pouco enfatizado e sem detalhamento ou indicado ao final sob forma de lista de questões. Os planos utilizam alguns elementos das metodologias analisadas, mas são organizações próprias decorrentes da prática docente. Identificar e compreender o que é valorizado pelos professores na construção do plano de aula cria possibilidades para ampliar as discussões e a aplicação de propostas que contribuem para as práticas docentes com reflexos no processo de ensino e aprendizagem.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).