PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO SOCIOAMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DISCENTE DO CURSO TÉCNICO EM CONTROLE AMBIENTAL

Autores

  • Barbara Aparecida Nunes Silva IFRJ
  • Marcelo Borges Rocha CEFET/RJ

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.239-258

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica. Documentário Socioambiental. Mídia Educacional.

Resumo

Essa pesquisa tem por objetivo investigar a contribuição do processo de produção de documentário socioambiental na formação de estudantes do Curso Técnico em Controle Ambiental.  A Educação Profissional e Tecnológica Integrada tem o trabalho como princípio educativo e o currículo integrado como concepção de ensino-aprendizagem fundamentado na formação humana integral.  No currículo integrado, a contextualização do ensino proporciona a integração dos saberes.  Nesse sentido, o desenvolvimento colaborativo de mídia educacional envolvendo uma temática socioambiental pode contribuir para proporcionar a construção do saber de forma lúdica e criativa.  Dessa forma, a pesquisa articulou a produção colaborativa de documentário com a Educação Profissional e Tecnológica Integrada.  A pesquisa é do tipo participante e se apoia em Le Boterf (1984) para a configuração do quadro metodológico. Desenvolveu-se oficinas no processo de produção do documentário com um grupo de alunos voluntários do Curso Técnico em Controle Ambiental e analisou-se os resultados conforme fundamentação teórica, onde se observa a superação da visão fragmentada de meio ambiente e compreensão holística da temática socioambiental identificada. 

 

Biografia do Autor

Marcelo Borges Rocha, CEFET/RJ

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Educação em Ciências e Saúde - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Possui vasta experiência como taxonomista de Polychaeta. Atuou como Professor Assistente do Centro Universitário Augusto Motta e da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Educação, Biologia Marinha e Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, taxonomia, biologia marinha e biologia molecular. Leciona disciplinas relacionadas à Bioquímica,Biologia Marinha, Pesquisa e Prática na área de Biologia, Ecologia e Microbiologia. Atualmente atuo como professor do Ensino Superior e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Além disso, sou chefe da Divisão de Editoração, responsável pela Revista Tecnologia e Cultura.

Downloads

Publicado

2020-09-09

Como Citar

Nunes Silva, B. A., & Rocha, M. B. (2020). PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO SOCIOAMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DISCENTE DO CURSO TÉCNICO EM CONTROLE AMBIENTAL. Revista Contexto & Educação, 35(112), 239–258. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.239-258

Edição

Seção

Educação, ambiente e saúde