CURRÍCULO INTEGRADO NA MODALIDADE EJA: A PEDAGOGIA DE PROJETOS NO PROEJA

Autores/as

  • Telma Alves IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.155-169

Palabras clave:

Currículo Integrado. PROEJA. Educação Profissional. Educação de Jovens e Adultos.

Resumen

Este trabalho apresenta o recorte do material empírico coletado numa investigação, realizada de 2014 a 2018, cujos sujeitos são professores das áreas de Ciência e Matemática e de Informática do curso técnico médio integrado de Manutenção e Suporte em Informática, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. O texto analisa as percepções dos próprios professores a respeito do trabalho docente realizado no curso, destacando, dentre outros aspectos, a materialização do currículo integrado por meio dos denominados Projetos Integradores. Pela abordagem qualitativa, na forma de estudo de caso, foram realizadas entrevistas, inspiradas no método compreensivo, como meio de alcançar a percepção que os sujeitos têm sobre tal concepção. O referencial teórico se apoia em autores da Pedagogia Histórico-Crítica e dos Saberes Docentes cujas ideias se complementam. Dentre os resultados obtidos, destacamos neste texto como os sujeitos percebem a materialização do currículo integrado. Pela análise de conteúdo das entrevistas, identificam-se avanços e possibilidades na fundamentação dos Projetos Integradores, levando em conta o contexto complexo e real.

Publicado

2020-09-09

Cómo citar

Alves, T. (2020). CURRÍCULO INTEGRADO NA MODALIDADE EJA: A PEDAGOGIA DE PROJETOS NO PROEJA. Revista Contexto &Amp; Educación, 35(112), 155–169. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.155-169

Número

Sección

Dossiê: Trabalho, Currículo Integrado e Educação