SENTIMENTOS E EMOÇÕES: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

FEELINGS AND EMOTIONS: AN EXPERIENCE IN THE CHILDREN'S EDUCATION CONTEXT

Autores/as

  • Nathany Morais de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Micarla Silva de Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Denise Cortez da Silva Accioly Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.10364

Palabras clave:

Sentimentos e emoções. Educação Infantil. Relações interpessoais.

Resumen

Este artigo é resultado de uma experiência de estágio na regência, referente ao componente curricular Estágio II (Educação Infantil) do curso de Pedagogia pela UFRN/CERES/Caicó. Tem como objetivo analisar a temática “sentimentos e emoções” no contexto da Educação Infantil e sua influência nas relações interpessoais e no processo de ensino-aprendizagem. Logo, a pesquisa foi realizada em uma instituição de Educação Infantil, situada no município de Caicó/RN, onde culminou na criação de um projeto na perspectiva dos sentimentos e emoções, a fim de promover um ambiente empático e possibilitar a compreensão do eu, levando harmonia para dentro de sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como recurso a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo por meio da observação, além de ferramentas de cunho qualitativo. Por fim, o estudo se direciona para uma ação em sala de aula que, por sua vez, mostrou-se relevante ao longo dos dias, resultando em discussões e trabalhos que transparecem um bom desemprenho processual na compreensão dos sujeitos acerca dos sentimentos e emoções.

Publicado

2021-11-22

Cómo citar

de Souza, N. M., de Azevedo, M. S., & da Silva Accioly, D. C. (2021). SENTIMENTOS E EMOÇÕES: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: FEELINGS AND EMOTIONS: AN EXPERIENCE IN THE CHILDREN’S EDUCATION CONTEXT. Revista Contexto &Amp; Educación, 36(115), 257–269. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.10364