CURRÍCULO INTEGRADO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO PROEJA: CONCEPÇÕES ACERCA DO ENSINO POR ÁREA DO CONHECIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.117-133

Palavras-chave:

Atuação Docente no PROEJA. Sujeitos Jovens e Adultos. Integração entre Educação Básica e Profissional.

Resumo

Este trabalho discute questões que permeiam a oferta de Ensino Médio integrado ao PROEJA, no IFFar. Em perspectiva qualitativa, a pesquisa foi desenvolvida em meio à realização de um Estágio da Licenciatura em Ciências Biológicas, com uma turma do Curso Técnico em Edificações Integrado PROEJA.  Objetivando problematizar a integração entre Educação Profissional e Ensino Médio e a organização curricular por áreas do conhecimento, o estudo contou com uma entrevista semiestruturada com alunos do curso, para produção de dados, analisados sob as premissas da Análise Textual Discursiva (ATD). Os subsídios teóricos se constituem de documentos legais e institucionais sobre a temática e autores que trabalham com a articulação entre educação e trabalho, formação de professores e processos de ensino e aprendizagem de jovens e adultos. Por meio de categorização, conforme a ATD, foram identificadas concepções de estudantes acerca do processo de ensino e aprendizagem de jovens e adultos e a relação dos conhecimentos da área básica com a técnica. Nesse contexto, a premissa elaborada é que jovens e adultos estudantes do PROEJA reconhecem a articulação entre a formação acadêmica e o mundo do trabalho, indicando que a organização curricular do seu curso tem embasamento nas concepções de currículo integrado.

 

Biografia do Autor

Marília Wortmann Marques, Instituto Federal Farroupilha

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha (2005), Mestrado em Fitossanidade pela Universidade Federal de Pelotas (2009). Doutorado em Fitopatologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2013). Bolsista de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR) na Embrapa semiárido. Atualmente atua como docente EBTT no Instituto Federal Farroupilha, Campus Panambi.

Cátia Keske, Instituto Federal Farroupilha

Aluna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado em Educação nas Ciências, na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Rio Grande do Sul. Graduação em Pedagogia na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006). Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos pela UFRGS / IF Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos (2010). Mestrado em Educação nas Ciências no Programa de Pós-Graduação em Educação na Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, bolsista CAPES (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nas áreas de Formação de Professores, Gestão Educacional e de Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Publicado

2020-09-09

Como Citar

da Silva, F. F., Marques, M. W., & Keske, C. (2020). CURRÍCULO INTEGRADO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO PROEJA: CONCEPÇÕES ACERCA DO ENSINO POR ÁREA DO CONHECIMENTO. Revista Contexto &Amp; Educação, 35(112), 117–133. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.117-133

Edição

Seção

Dossiê: Trabalho, Currículo Integrado e Educação