Contra a Política de Globalização Neoliberal e a Hierarquia nas Relações de Gênero: a contribuição das concepções feministas para uma economia sustentável
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2008.80.145-168Resumen
Primeiramente o artigo analisa as inter-relações entre a política de globalização neoliberal e as relações de gênero. Em seguida aborda como conceitos feministas podem contribuir para o desenvolvimento sustentável. Abordagens feministas criticam a unidimensionalidade da concepção econômica dominante, a qual reduz a economia a processos de mercado e é definida de forma meramente monetária. Atividades não-remuneradas, assim como a ação da natureza, não são consideradas como parte da economia, sendo caracterizadas como sem valor e “reprodutivas”. Ao contrário, conceitos feministas, como a “economia da precaução”, afirmam a unidade entre produção e reprodução, expressa por meio da categoria da reprodutividade. Três princípios guiam a construção desse modo econômico sustentável: a precaução (o invés da reparação), a cooperação (ao invés da concorrência) e a orientação no necessário para uma boa qualidade de vida (ao invés da orientação em taxas de crescimento).Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).