AS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA BNCC PARA O ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES A PARTIR DA CATEGORIA TRABALHO COMO PRINCÍPIO ORGANIZADOR DO CURRÍCULO
NATURE SCIENCES ON BNCC FOR HIGH SCHOOL: REFLECTIONS FROM THE LABOR AS CURRICULUM ORGANIZING PRINCIPLE CATEGORY
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.10451Palabras clave:
Pedagogia Histórico-Crítica, Trabalho, Ensino de Ciências, Base Nacional Comum CurricularResumen
O presente texto tem como objetivo investigar a seção das Ciências da Natureza na BNCC para o Ensino Médio à luz da categoria do trabalho enquanto princípio organizador do currículo. Partimos de nossa concepção, a partir da Pedagogia Histórico-Crítica, de currículo escolar como o conjunto de atividades nucleares da escola, prestando seu papel essencial, o de transmissão-assimilação dos conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos produzidos historicamente pela sociedade. A categoria trabalho se apresenta essencial para a organização do currículo nessa perspectiva, sendo possível estabelecer elementos e princípios para conceber currículos que rumem no sentido de uma formação omnilateral dos indivíduos. A partir de tal arcabouço, discutimos a respeito da organização da Base na área das Ciências da Natureza e compreendemos que o documento se alinha à lógica neoliberal para uma formação flexível e precária, se afastando da possibilidade de uma formação substancialmente integral, possível por meio do trabalho.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).