AS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA BNCC PARA O ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES A PARTIR DA CATEGORIA TRABALHO COMO PRINCÍPIO ORGANIZADOR DO CURRÍCULO

NATURE SCIENCES ON BNCC FOR HIGH SCHOOL: REFLECTIONS FROM THE LABOR AS CURRICULUM ORGANIZING PRINCIPLE CATEGORY

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.10451

Palabras clave:

Pedagogia Histórico-Crítica, Trabalho, Ensino de Ciências, Base Nacional Comum Curricular

Resumen

O presente texto tem como objetivo investigar a seção das Ciências da Natureza na BNCC para o Ensino Médio à luz da categoria do trabalho enquanto princípio organizador do currículo. Partimos de nossa concepção, a partir da Pedagogia Histórico-Crítica, de currículo escolar como o conjunto de atividades nucleares da escola, prestando seu papel essencial, o de transmissão-assimilação dos conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos produzidos historicamente pela sociedade. A categoria trabalho se apresenta essencial para a organização do currículo nessa perspectiva, sendo possível estabelecer elementos e princípios para conceber currículos que rumem no sentido de uma formação omnilateral dos indivíduos. A partir de tal arcabouço, discutimos a respeito da organização da Base na área das Ciências da Natureza e compreendemos que o documento se alinha à lógica neoliberal para uma formação flexível e precária, se afastando da possibilidade de uma formação substancialmente integral, possível por meio do trabalho.

Biografía del autor/a

Rafael Moreira Siqueira, Universidade Federal da Bahia

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Física e Química de Materiais pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) e Doutor em Ensino, Filosofa e História das Ciências pela UFBA. Professor Adjunto do Instituto de Química da UFBA. Tem experiência na área de Ensino de Ciências/Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências/química, currículo, formação de professores de ciências, alfabetização e divulgação científica.

Edilson Fortuna de Moradillo, Universidade Federal da Bahia

Bacharel e Licenciado em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Doutor em Ensino, Filosofa e História das Ciências pela UFBA. Professor Titular do Instituto de Química da UFBA e professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofa e História das Ciências da UFBA-UEFS. Tem experiência na área de Ensino de Ciências/Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências/química, currículo, formação de professores de ciências na perspectiva sócio-histórica, processos de ensino e de aprendizagem, história e filosofia das ciências e educação ambiental e do campo.

Publicado

2022-01-03

Cómo citar

Siqueira, R. M., & Moradillo, E. F. de. (2022). AS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA BNCC PARA O ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES A PARTIR DA CATEGORIA TRABALHO COMO PRINCÍPIO ORGANIZADOR DO CURRÍCULO: NATURE SCIENCES ON BNCC FOR HIGH SCHOOL: REFLECTIONS FROM THE LABOR AS CURRICULUM ORGANIZING PRINCIPLE CATEGORY. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(116), 421–441. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.10451