O SISTEMA EDUCACIONAL INTERATIVO E AS PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO HUMANA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS COMUNIDADES RURAIS DO ESTADO DO PARÁ
THE INTERACTIVE EDUCATIONAL SYSTEM AND THE PERSPECTIVES OF HUMAN TRAINING OF HIGH SCHOOL STUDENTS OF RURAL COMMUNITIES IN THE STATE OF PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.332-350Palabras clave:
Sistema Educacional Interativo. Currículo. Formação Humana.Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar as perspectivas de formação humana presentes na proposta de educação implementada por meio do Sistema Educacional Interativo no Pará. A pesquisa foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Os principais teóricos que fundamentam a análise são: Frigotto (2010), Saviani (2013, 1982), Kosic (2011), Fereira (2015), Angeli (2009). O Sistema Educacional Interativo além de não potencializar a formação humana, aprofunda ainda mais as desigualdades sociais e regionais ao promover uma política educacional dualista urbano/rural, fragmentada e com qualidade duvidosa, pouco efetiva no desenvolvimento da formação omnilateral das populações que historicamente tiverem negado seu direito, ao acesso dos conhecimento produzidos pela humanidade. A metodologia de ensino utilizada para acesso ao ensino médio das comunidades rurais, por meio do Sistema Educacional Interativo, pouco contribuirá para a reflexão da realidade concreta desses sujeitos e consequentemente para sua transformação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).