Desenhos e Fotografias: marcas indiciárias das culturas infantis

Autores/as

  • Márcia Gobbi Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e Universidade Bandeirante de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2008.79.199-221

Resumen

O presente artigo tem como objetivo abordar as fotografias e os desenhos criados pelas crianças, em destaque aquelas pertencentes à chamada primeira infância, afirmando que os mesmos podem ser compreendidos como fontes documentais e
históricas, indícios que ao serem analisados permitem a compreensão sobre a infância e suas diferentes relações, ressaltando as de gênero, étnicas e de classe social.

Biografía del autor/a

Márcia Gobbi, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e Universidade Bandeirante de São Paulo.

Graduação em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela USP. Mestre em Educação pela Unicamp – Ciências Sociais Aplicadas à Educação. Doutora em Educação – Educação e Cultura – Unicamp. Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professora de curso de Pedagogia da Universidade Bandeirante de São Paulo.

Publicado

2013-05-17

Cómo citar

Gobbi, M. (2013). Desenhos e Fotografias: marcas indiciárias das culturas infantis. Revista Contexto &Amp; Educação, 23(79), 199–221. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2008.79.199-221